EXTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃ BRASILEIRA
Dissertações: EXTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃ BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DagBia • 2/6/2014 • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 169 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
DAGMAR BIANCA PASCHOALINI
RA : 8736998610
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz
CAMPINAS/UNIDADE III
2014
Introdução
A Lei que regulamenta e educação brasileira – LDBN – assegura que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, no preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A vida social de um indivíduo, a vida política, sua interação com a sociedade, depende de seu conhecimento cultural, de sua interpretação da realidade e de seus valores.
É a educação que fornecerá ao indivíduo esse suporte para uma vida social. Seja através da família (educação informal) onde ele aprenderá seus valores, seja na escola (educação formal) onde ele receberá uma educação intelectual básica.
É importante entender a Escola como um espaço sócio-cultural. Não podemos abrir mão de uma Educação formadora do Cidadão e Inclusiva.
A utilização do termo Educação para Inclusão deve ter como perspectiva a construção de conhecimentos e relações baseadas nas multidiversidades humanas.
É muito importante que todos participem das mudanças e reformas dos parâmetros educacionais. É preciso obter uma escola onde todos possam participar de suas esferas sócio-política, econômica e cultural.
Há uma necessidade de lutar por uma escola que seja capaz de engendrar, em articulação com outras instâncias sociais, uma sociedade democrática.
Essa luta pela democratização da educação requer atos de cidadania, ou seja, participação efetiva da população - pais, alunos, professores, funcionários -.
Ao longo da história, o Brasil vem se movimentando na busca de se tornar uma sociedade que reconhece e respeita a diversidade que a constitui.
Desenvolvimento
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96) II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII - consideração com a diversidade étnico-racial
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros.
O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países. Foram analisados subsídios oriundos do Plano Decenal de Educação, de pesquisas nacionais e internacionais, dados estatísticos sobre desempenho de alunos do ensino fundamental, bem como experiências de sala de aula difundidas em encontros, seminários e publicações.
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Consciência Política e Histórica da Diversidade – amplia os conhecimentos curriculares seja da diversidade seja da história humana;
Fortalecimento de Identidades e de Direitos – que significa o reconhecimento das diferenças, especificidades no contexto da igualdade dos direitos para todos;
Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações – visa estabelecer meios e medidas de combater a discriminação racial
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. * o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais,étnicas, religiosas etc.;
* o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
* o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
* a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação
...