Economia produtos
Ensaio: Economia produtos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: UbirajaraNeto • 20/3/2014 • Ensaio • 439 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
1. Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Pois se não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.
2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial de uma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos. Ilustrando como a escassez dos recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade.
3. Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.
A curva de possibilidade de produção tem o formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, com isso os produtos tornam-se cada vez menos aptos para uma nova finalidade, assim o grau de sacrifício vai aumentando, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.
O gráfico abaixo ilustra que o acréscimo na produção de alimentos implica no decréscimo na produção de automóveis.
4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Analisando a economia de mercado, percebe-se que o fluxo dos serviços e mercadorias entre as firmas e famílias tem, por equivalência, um fluxo monetário dos pagamentos dos serviços e dos bens e a remuneração dos fatores de produção. Tal fluxo é o determinante para a produção de serviços, seja na quantidade, formato e/o destinatário.
5. Conceitue: Bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Os bens de Capital são as máquinas, equipamentos e instalações, utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam no processo produtivo.
Os bens de consumo são aqueles que destinam a necessidade humana, são os bens duráveis (geladeira, fogão, carros) e os não duráveis (alimento, produto de limpeza).
Os bens intermediários são transformados na produção de outros bens e totalmente consumidos no processo produtivo (matéria-prima, componentes).
Fatores de produção são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.
6. O que vem a serem argumentos positivos e argumentos normativos? Explique.
A economia Positiva se apresenta a partir do ponto de vista real no caso cientista. Já a Economia Normativa, é apresentada de forma de como ela deveria ser de forma politica. Exemplos:
Positiva: Com a lei que obriga pagar salario mínimo ocorrera desemprego.
Normativa: O governo tem que aumentar o salario mínimo.
...