Educaçao E Sociedade
Pesquisas Acadêmicas: Educaçao E Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CMBL • 25/10/2014 • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 230 Visualizações
Tema 1 – I
Os avanços da tecnologia ocorridos ao longo dos últimos anos provocaram impactos inimagináveis para a sociedade, provocando na mesma profundas alterações, passando a ter como alicerces fundamentais os vários dispositivos tecnológicos. Estas mudanças tecnológicas levam a novos desafios e a novas formas de relacionamento que afectam o comportamento humano e consequentemente todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento de uma sociedade, inclusive a EDUCAÇÃO.
Assim e num mundo em que as barreiras de comunicação e de informação são quase inexistentes, em que as barreiras espaciais e temporais deixaram de existir, tornando-se um mundo mais plano, mais globalizado, compete-nos a nós educadores orientar os educandos para a vida, proporcionando situações que lhes permitam desenvolver habilidades e competências necessárias para a vida profissional e pessoal. Educar nesta sociedade digital é pois preparar indivíduos adaptáveis e criativos com habilidades que lhe permitam lidar facilmente com a rapidez na fluência de informações, acompanhando as transformações e sendo parte delas, de modo responsável, colaborativo, autónomo. A evolução da comunicação e da informática foram tais que nos permitem aceder a qualquer informação requerida no momento que se quer. Uma das principais tarefas da escola é ensinar os alunos a chegar às informações e aos conhecimentos que progridem e se acumulam continuamente. A figura do educador como o “Dono do Saber”, o transmissor exclusivo de conhecimento foi erradicada desta sociedade. Os educandos não se dirigem para a escola apenas para receber conhecimentos e adquirirem saberes organizados, mas para descobrir quais são os caminhos do conhecimento, onde ele se encontra, como seleccioná-lo. Nessa perspectiva, o papel do educador, muito mais do que ensinar conteúdos específicos, passa a ser estimular e administrar a curiosidade, ou seja, transformar o jovem num aprendente em permanente mudança e evolução. No entanto o acesso à informação sem o conhecimento crítico do mundo em que se vive, sem critérios de selecção, sem reflexão pode ter o efeito que não se quer, ou seja, a ignorância. Isso acontecerá se as escolas, de fato, não se dispuserem a mudar e não estiverem comprometidas com uma reestruturação de base.
Educação e Sociedade Carlos Ferrão , Nº 1004377
E-Folio A
Tema 1 - II
Ar ver o vídeo apresentado e ao ler a sua tradução sou levado a procurar uma definição simples e clara para o termo Web. Assim e de uma forma muito simples, o conceito de Web 2.0 (Read/Write Web) é reconhecido como tendo sido proposto em 2004 por Tim O’Reilly para designar uma nova geração de serviços Web em que o utilizador é, também ele, um produtor de conteúdos, trazendo novas formas de organização social, onde o conhecimento individual serve de base à partilha e co-construção de ideias e tecnologias que integram a inteligência de muitos. Pode considerar-se que ela só por si constitui, uma revolução social e cultural, estendendo-se a todas as áreas da sociedade. Em poucos anos, a Web 2.0 mudou radicalmente a forma como as pessoas utilizam a Internet e interagem com os outros, com a informação e com o conhecimento. De consumidores de conteúdos e informação, estes novos cidadãos digitais passaram também a ser produtores de informação, criando conteúdos que partilham e que passam a fazer parte de um conjunto de informação e de conhecimento disponíveis, tomando para si o controlo de muitos processos e espaços tradicionalmente dominados pelos mídia. Podemos então falar de uma democracia digital solidária, empenhada e voluntária.
A partir desta nova geração digital, novos conceitos, teorias, aplicabilidades….surgiram, sendo um deles o da “ Educomunicação”. A educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/acção que une as áreas de Educação e da Comunicação Social. O que a caracteriza é o facto de colocar em destaque um dos temas mais importantes da nossa história: a influência da comunicação social na formação das pessoas e na consolidação da nossa sociedade. Verifica-se existir um esforço sistemático por parte dos sectores da sociedade voltados para a educação no sentido de desenvolverem e ampliarem as formas de expressão, garantindo, por exemplo, que novas gerações usem as tecnologias, não de forma competitiva e mercantil, mas em prol da cidadania, através de um conjunto das acções voltadas a criar e consolidar ecossistemas comunicativos
...