TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Artigos Científicos: Educação Corporativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

Atualmente as empresas buscam sempre melhorias em seus processos, visando sempre alavancar vendas, maximizar seus lucros e reduzir custos, isto, se refere às forças e fraquezas de uma empresa, porém existem também ameaças e oportunidades externas apresentadas pelo mercado e concorrentes, fazendo com que a disputa pelo seu lugar no mercado se torne cada vez maior. Toda empresa procura se destacar entre seus concorrentes, e não basta apenas possuir máquinas e equipamentos de última geração, deve contar com colaboradores bem capacitados e adequados para desempenharem seus cargos e funções de maneira eficiente, buscando sempre a eficácia organizacional.

De acordo com Maximiano (2012, p.5) “eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos”. Todo colaborador que trabalha com os conceitos da eficiência organizacional, está realizando o seu trabalho de maneira correta. “A palavra eficácia é usada para indicar que a organização realiza seus objetivos” (MAXIMIANO, 2012, p.5). Desta forma, as empresas que trabalham com eficiência nos seus processos, e tendo colaboradores que trabalham de forma correta, tem uma probabilidade maior de alcançar seus objetivos e metas do que outras que não se preocupam com a sua eficiência. Toda empresa deve buscar pessoas qualificadas e preparadas para exercer sua função, por isto, deve realizar processos de busca e localização de pessoas adequadas para preencherem os cargos que estão disponíveis. De maneira geral, o fator principal que deve ser constatado, é que todo o cargo dentro das empresas deve ser preenchido pela pessoa que mais tenha as características que este cargo ou função exige de seu ocupante, e isto, atualmente não é uma tarefa fácil, pois, na maioria das vezes as empresas não acham tais pessoas por dois fatores:

1) os candidatos não são aptos para desempenharem o cargo que necessita ser preenchido;

2) a empresa não define o perfil adequado da pessoa que deverá preencher tal cargo, ou mesmo, não descreve o que o cargo exige de seu ocupante.

O objetivo deste trabalho é identificar a necessidade de elaboração adequada do Recrutamento e da Seleção de pessoas, diminuindo o índice de rotatividade de pessoal e visando melhorias no atendimento e prestação de serviços da empresa que atua no mercado de móveis planejados. A metodologia utilizada na elaboração deste foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória com observação dos processos de contratação da empresa e estudo de caso. A rotatividade de pessoas é algo que mostra a fragilidade e deficiência de processos administrativos nas empresas. O recrutamento e seleção de pessoas, bem aplicados deve ser uma atividade relevante para o bom desempenho de todas as atividades.

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

O ambiente organizacional, pode ser definido como o conjunto de fatores internos e externos que tem capacidade para interferir e influenciar nos processos e desempenho da empresa. Toda empresa deve ser considerada uma organização:

“Na sociedade humana, as organizações fornecem os meios para atender as necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água e energia, segurança publica, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende de organizações” (MAXIMIANO, 2012, p. 3).

As organizações são importantes, pois, delas vem todos os recursos e possibilidades de satisfação das necessidades humanas. Ainda de acordo com Maximiano (2012, p. 3), “uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos)”, assim sendo, as empresas devem ser classificadas como organizações, pois, elas são formadas por pessoas que trabalham com objetivos estabelecidos por sua administração.

“As organizações são criadas pelos homens e perpetuam-se por meio deles, são compostas de indivíduos que, assim como as empresas tem seus objetivos geralmente delineados e específicos” (KNAPIK, 2008). Assim como as organizações, os colaboradores também têm seus objetivos individuais, e cabe às empresas fazer com que os contratados identifiquem seus objetivos com os da empresa, para assim, criar um vínculo forte. De acordo com Knapik (2008, p. 14 e 15) o comportamento do homem nas organizações depende de duas variáveis: “as pessoais (sua própria personalidade, o que lhe motiva, seus valores, etc.) e as da empresa (como por exemplo o ambiente de trabalho, as regras, métodos de trabalho, entre outros).”

As empresas devem se atentar ao conceito de que são organizações e que toda organização é formada por seres humanos, e para isso, precisam de indivíduos que realmente se identifiquem com os objetivos organizacionais.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

As empresas devem, antes mesmo de iniciar o processo de recrutamento, se atentar ao cargo que necessita ser preenchido, para isso, o órgão responsável pelos seus Recursos Humanos, deve conhecer, descrever e analisar tal cargo. É necessário que exista o preceito de que todo o processo de contratação de pessoas, ou até mesmo, de promoções de colaboradores que já fazem parte da organização, é um processo de comparação entre os indivíduos e suas características, que podemos chamar de competências, com as exigências do cargo em questão. Segundo Knapik (2008), as competências de um indivíduo podem ser classificadas por:

Conhecimento: que é o saber, ou seja, aquilo que se aprende no decorrer da vida;

Habilidade: que é o saber fazer, ou seja, experiências e domínio sobre alguma atividade;

Atitude: são as características pessoais que levam o indivíduo a colocar em prática, ou não, o que se tem por conhecimento e habilidade.

Todas essas características que formam as competências de cada indivíduo devem ser comparadas com todas as características que o cargo exige. Para saber todas as exigências do cargo, as empresas precisam estabelecer e criar as descrições e análises de todos os cargos que existam dentro dela.

“A descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os outros cargos existentes nas organizações. A descrição de cargos é o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo (o que o ocupante faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para a execução dessas tarefas (como faz), os objetivos do cargo (por que faz)” (CHIAVENATTO,2006, p. 242).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com