Educação E Sociedade
Resenha: Educação E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: escritorERS • 18/8/2014 • Resenha • 373 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Educar é uma importante missão que executamos muitas vezes de forma inconsciente, a todo instante estamos ensinando, orientando e educando as pessoas ao nosso redor em diversos aspectos, de inúmeras formas e são singulares os momentos em que não é preciso proferir sequer uma palavras, os gestos são os orientadores de novos aprendizados.
Mas se estamos ensinando a cada segundo por que deixar essa missão exclusivamente na mão das escolas? Por que as falhas do desenvolvimento social dos nossos jovens em formação não são compartilhados por todos, e massacramos fortemente o sistema de ensino? A escola realmente é um ambiente de formação, onde encontramos profissionais preparados para transmitir os conhecimentos necessários para que os alunos desenvolvam habilidade técnicas e ao mesmo tempo aprendam a compartilhar e manter relações sociais saudáveis. Mas será que essa educação é bem trabalhada? Infelizmente por falhas morais e até por uma segregação natural, encontramos profissionais que provocam ações separatistas no ambiente escolar, e isso é muito caracterizado pela setorização, onde não há uma interação entre os setores que fazem a escola funcionar e dessa forma fica Serviços Gerais com Serviços Gerais, Professores com Professes, Secretários(as) com Secretárias(os) e por ai segue o bonde.
E essa segregação não afeta o processo de aprender? Claro, o jovem precisa estar sempre sendo alimentado de bons exemplos, vendo que as diferenças devem ser trabalhadas de forma a evitar o separatismos, não fazendo que cresça na mentalidade os ideais de superioridade, afinal, as diferenças não podem ser vista como agentes de separação e sim de integração. E infelizmente quando isso não é bem trabalhado, começamos a minar a nossa vontade e nossa consciência do poder de ensinar, deixamos que o outro faça, por que julgamos o outro mais capaz e acabamos nos menosprezando e provocando uma visão errada dos que nos rodeiam, e no andar do bonde, os estudantes perdem a confiança em nós, e daquela visão de amigo, professor, educador, parceiro, resta apenas o vazio.
Os setores da escola precisam demonstrar força e um constante processo de evolução e integração entre si, e trabalhar isso junto com o estudante, mostrando que a sociedade em sua plenitude possui falar, e muitas delas são falhas grosseiras, mas que só pessoais conscientes são capazes de suprimir e modificar.
...