Educação Especial
Dissertações: Educação Especial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/4/2014 • 289 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Sabemos que para o bom funcionamento escolar, vários fatores estão envolvidos. Não são apenas os professores que educam, desde a moça que cuida do lanche até a diretora todos que estão envolvidos com o cotidiano escolar realizam ações educativas.
A escola tem objetivos a serem alcançados, para isso existe a gestão e a organização escolar, que são os meios utilizados para que esses objetivos sejam atingidos.
Sabemos que a equipe pedagógica e a equipe gestora de uma escola sempre são vistas com maus olhos. Por isso é necessário o docente conhecer o trabalho da equipe, os objetivos e principalmente o plano escolar, que é onde estão inseridas todas as informações da escola.
O gestor da escola deve cativar sua equipe, assim a equipe juntamente a ele estará disposta a realizar um trabalho efetivo, visando o mesmo objetivo e um bom funcionamento geral da unidade escolar.
A relação interpessoal com os integrantes dessa equipe (que são todos os funcionários, pois todos têm influencia no processo educativo), embora hierárquica, exige um repasse de responsabilidades. A esse processo chamamos de processo de descentralização. Isso permite que a gestão da escola seja realizada de forma democrática.
Para Cartaxo (2001), a descentralização configura-se numa estratégia para garantir a unidade e autonomia do país. Ou seja, ao descentralizar as funções e poderes, cada pessoa recebe uma responsabilidade de lidar com mais atenção a uma área da sua unidade ou a um problema e assim adquirindo cada vez mais autonomia.
Podemos dizer também que a descentralização, vista como estratégia, possibilita a aquisição da autonomia escolar.
Uma forma de isso ser concretizado no dia a dia é possibilitar que o corpo docente participe da realização do plano escolar anual, de uma forma democrática e ativa, permitindo assim a atuação na gestão da escola.
...