Educação Física
Por: paula123 • 15/11/2016 • Resenha • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 177 Visualizações
GRANDE ÁREA 4: CIÊNCIAS DA SAÚDE
GABRIEL 091.925.939-17
DCHEIMY J. BAESSA 036.181.399-69
BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE
Desenho
Trabalho desenvolvo vido em torno de uma pesquisa do tipo experimental, no qual utilizara-se pesquisas bibliográficas juntamente com a pesquisa de campo para elaboração e menção dos resultados acerca dos benefícios das atividades físicas na terceira idade.
Introdução
Cada vez mais encontramos no meio cientifico, estudos que demonstram o quão benéfico é a pratica da atividade física durante o processo de envelhecimento. Com o aumento da longevidade, houve aumento na população de idosos, e com isso, consequentemente, as pessoas estão buscando o bem-estar físico, social e psicológico, para manter-se íntegros.
Neste contexto, a atividade física, surge como auxiliar para que esta população seja mais independente e desenvolva mais resistência fisica durante o processo de envelhecimento, além de proporcionar mais convívio social, e para que isso ocorra, faz-se necessário que haja o desenvolvimento de um plano de treinamento a ser realizado com segurança, visto que os benefícios são evidentes, tanto físicos, quanto psicológicos.
De acordo com dados obtidos por Matsudo (1999) um programa de exercícios para terceira idade leva a redução de 25% dos casos de doenças vasculares, 10% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças respiratórias e distúrbios mentais, além de reduzir o número de indivíduos incapazes de cuidar de si próprio.
Baseado no exposto, o presente trabalho, será desenvolvido com o intuito de demonstrar o quão importante é a pratica de exercícios físicos na terceira idade, apresentando ideias de como as atividades físicas promovem melhorias no campo biológico, psicológico e social, além de centralizar-se na valorização do profissional de Educação Física neste contexto.
Resumo:
A atividade física, é vista atualmente, não somente como um meio de melhorar a estética do corpo, mas também como uma via que promove saúde e bem-estar para o praticante, sendo que sua busca, aumentou consideravelmente nos últimos anos, principalmente pelo público da terceira idade. Devido ao processo de envelhecimento, diversas funções do corpo passam a ser mais “lentas” e há estudos que relatam que a pratica de a atividade física regular nesta fase da vida, é benéfica e auxiliar na melhora de diversas funções do organismo, como fortalecimento de músculos, melhoramento dos reflexos, sinergias posturais, flexibilidade, mobilidade, entre outros. Portanto, é importante destacar que esses resultados podem ser obtidos com um plano de exercícios adequados e executados com segurança, com o auxílio de um profissional de Educação Física capacitado. A pesquisa é do tipo exploratória, ainda que será utilizada a pesquisa de campo, no qual será utilizado um questionário na coleta de dados, aplicado a 10 pessoas do sexo masculino e feminino, que atendem os perfis da pesquisa, cujo objetivo é analisar, comparar e demonstrar o quão importante é a pratica de exercícios físicos na terceira idade, e como é imprescindível a presença de um profissional habilitado para montagem e execução do plano de exercícios com segurança.
Palavras-chave: terceira idade; exercícios físicos; benéfica.
HIPÓTESE
A pratica de exercício na terceira idade tem apresentado diversas melhoras nos campos físicos, psicológicos e sociais dos indivíduos praticantes. Torna a pessoa mais confiante e independente para cuidar de si próprio devido a infinidade de benefícios que são proporcionados ao organismo.
Este trabalho será desenvolvido para demonstrar a quão benéfica é a pratica de exercícios físicos regulares na terceira idade.
Objetivo primário
Analisar, comparar e demonstrar os benefícios ocasionados pela pratica regular de atividades físicas na terceira idade.
Objetivo secundário
- Desenvolver uma base teórica focada no processo de envelhecimento e nas atividades físicas para os idosos;
- Demonstrar os benefícios da pratica regular de atividade física neste ciclo de vida;
- Verificar ser os idosos pesquisados foram beneficiados com as práticas de exercícios regulares.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, no qual antes de sua realização sera encaminhado este pré-projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPEH) da UNIPAR – Universidade Paranaense, e após selecionado o público, será encaminhado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido devidamente assinados pelos participantes, sendo que participaram da pesquisa, 10 individuos, dos sexos masculino e feminino, frequentadores do CONVIVER de Terra Roxa – Paraná, utilizando-se como material, um questionário fechado, composto por 10 questões com alternativas, com base na saúde, hábitos alimentares e pratica de exercícios físicos, cujo intuito é demonstrar os benefícios das atividades físicas na terceira idade.
...