Educação Infantil 1
Pesquisas Acadêmicas: Educação Infantil 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabicunha10 • 22/2/2015 • 577 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
AD1:
Você deverá assistir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=J3w9TZYxC3s (o título do filme é “Vídeo para o trabalho de psicologia” e tem aproximadamente 9 minutos de duração). Após assistí-lo, discuta as diferenças entre criança e infância na sociedade atual. Você deverá analisar as questões mais significativas para as discussões contidas nas aulas (ser criança X ter infância), analisando seu conteúdo. Use as situações que foram mais marcantes para você no vídeo para exemplificar a sua discussão. Você também poderá trazer outras situações (reportagens, exemplos pessoais, etc) para exemplificar o seu trabalho.
Observação 1: Esse é um trabalho acadêmico de pesquisa e não aceitaremos informações sem a indicação da referência bibliográfica no corpo do texto. As referências completas também deverão estar indicadas no final do trabalho.
Ser criança x Ter infância
[...] os saberes constituídos sobre a
infância que estão ao nosso alcance até o
momento nos permitem conhecer mais
sobre as condições sociais das crianças
brasileiras, sobre sua história e sua
condição de criança sem infância e pouco
sobre a infância como construção
cultural, sobre seus próprios saberes, suas
possibilidades de criar e recriar a
realidade social na qual se encontram
inseridas. Afinal, o que sabemos sobre as
culturas infantis? O que conhecemos
sobre os modos de vida das crianças
indígenas, negras, brancas? O que
sabemos sobre as crianças que
freqüentam a escola pública? Como
aprendem? O que aprendem? O que
sentem? O que pensam? [...].
O fragmento acima expõe o fato de comungarmos das ideias de Quinteiro (2002), de que nosso conhecimento sobre criança e sua infância são muito poucos e tardios, como muitas vezes tomamos atitudes que julgamos ser o certo com relação ao desenvolvimento da criança, quando na verdade estamos interferindo no seu direito a infância.
Ser criança e ter infância são expressões que deveriam andar juntas, porém não é bem assim que geralmente acontece. Estudos revelam que ser criança não significa, necessariamente, ter infância. O historiador francês, Philippe Àries, revelou em seu estudo – História Social da Criança e da Família - que o conceito de criança não está relacionado com o de infância, porque, enquanto a criança existe desde o nascimento do primeiro ser humano, a infância é uma construção social que só passou a existir nos séculos XVII e XVIII. Na idade média as crianças eram simplesmente homens pequenos, inseridos nos contextos da vida adulta, que por si só já fere aos
...