Educação Infantil
Artigo: Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilderlandia • 6/11/2013 • 502 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
Froebel foi o idealizador dos Jardins de Infância (Kindergarten). Foi considerado o pedagogo da infância pelo seu grande interesse em conhecer a criança, seus interesses, suas condições e necessidades para poder adequar a educação, as instituições educativas na garantia do afloramento destes seres. Segundo ele, a criança, ao nascer, já traz consigo um potencial a ser desenvolvido, como uma planta que em sua semente traz dentro de si tudo aquilo que poderá vir a ser. Sendo assim, a criança deveria ser cuidada como uma semente para que pudesse crescer forte, descobrir a si própria, suas potencialidades, sua essência. (ANGOTTI, 1994: 9)
Friedrich Froebel (1782-1852) criou o primeiro Jardim de Infância em 1837. Para ele a vida humana desenvolve-se em cinco estádios (infância, meninice, puberdade, mocidade e maturidade). As crianças seriam objecto de uma acção educativa. Este tipo de concepção sobre a criança perduraria com o que tem de negativo, nas mentes de muitos docentes, até aos nossos dias. Mas os aspectos positivos das suas concepções pedagógicas são imensos. Para ele a educação de infância tem de basear-se na acção, no jogo e no trabalho. Muito depois Henri Wallon definiria jogo como a atividade cujo objetivo se esgota em si mesmo. Foi o primeiro educador a dar valor aos brinquedos, à atividade lúdica em geral, à sua importância para a construção do "mundo" pela criança. Usou blocos de construção com materiais diferentes, mas também valorizou a utilização de histórias, mitos e lendas, para, através do maravilhoso, patente no mundo infantil, ganhar a confiança das crianças. Assim, a educação devia basear-se nos interesses da criança, devendo fazer com que cada um se descobrisse e valorizasse. Sendo religioso, Froebel acreditava que a educação deveria levar as pessoas à harmonia consigo, com os outros e com Deus. Era essa a sua concepção de educação integral. Para ele o ser humano é essencialmente dinâmico e a educação. Devemos trabalhar e produzir, aprendendo. Sendo um continuador de Pestalozzi, Froebel estendeu a educação a mais pessoas porque o fez em termos etários, chegando à infância. A sua importância histórica não se esgota nas suas ideias, porque a sua prática foi muito importante. A partir de Rousseau entendeu-se que a educação é fundamental para a reforma social; Pestalozzi entendeu que era necessário democratizar o ensino, Froebel percebeu a importância da educação de infância. Este pedagogo foi mais uma das grandes figuras da história da educação na Europa, juntamente com Herbart (no seu tempo) com quem colaborou. Toda a história da educação mostra um progresso de intenções e realizações, de conhecimentos acumulados em conjunto, sendo isso que caracteriza o conhecimento científico: é um produto coletivo. Friedrich Froebel ficou na História porque, para além das suas ideias pedagógicas criou o primeiro Jardim de Infância. A ideia de estender a educação à infância fora do ambiente familiar foi revolucionária e teve repercussões duradouras e cruciais, ao estabelecer a importância da educação como fator de socialização. No século XXI, esperemos que o papel da Educação de Infância continue a ser reconhecido e estimulado.
Bibliografia
• (ANGOTTI, 1994: 9)
• Apagina.pt/?aba=7166&doc
...