Educação Infantil
Tese: Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fleezer • 16/9/2014 • Tese • 603 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
1- IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: CMEI
ENSINO:
TURMA (S): A, B e C
FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS:
DURAÇÃO:
RESPONSÁVEIS: professores e equipe administrativa e pedagógica
2-INTRODUÇÃO
Sabemos que a literatura é fundamental para todos os indivíduos, trabalhar a literatura para crianças se torna um grande desafio, e uma necessidade, uma vez que ela é ponto forte para o fortalecimento do desenvolvimento da criança.
O contato com a diversidade na literatura com a diversidade na literatura deve acontecer desde cedo, e quanto mais oportunidades a criança tiver mais estimulada ela estará com mais oportunidades.
Contar história ler livros, desperta a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa e significativa e assim, conseqüentemente a criança é motivada. E com livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de recontar histórias.
A literatura infantil é peça fundamental para o desenvolvimento, e a idade das crianças, fortalece a formação do hábito da leitura.
A literatura no berçário é um desafio, mas uma proposta que se organizada gera grandes resultados e engrandece a infância com possibilidades e caminhos dentro da leitura.
3-JUSTIFICATIVA
Este projeto faz parte de uma proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que tem como principal meta criar dentro das escolas um ambiente lúdico e desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, e o faz de conta. Contribuindo para o desenvolvimento da oralidade, comunicação, a percepção visual e auditiva. Sendo assim, este projeto é parte integrante de um plano de trabalho do CMEI Nestor Pinto de Aguiar, no que tange as ações e histórias que serão desenvolvidas na turma do Berçário no corrente ano.
4-OBJETIVO GERAL
Sensibilizar o gosto pela leitura, incentivando a imaginação e ao mesmo tempo o maravilhoso universo da literatura infantil.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a exploração individual e em pequenos grupos;
Criar o hábito da contação de história;
Favorecer o acesso à cultura letrada através de um ambiente acolhedor;
Possibilitar aos bebês um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase a músicas, a artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas;
Desenvolvimento da imaginação;
Incentivar o gosto pela leitura desde a primeira infância.
5-METODOLOGIA
Será feita uma contação de histórias por semana. A escolha da história será feita pelas professoras, conforme o conteúdo trabalhado no momento, de acordo com o conteúdo programático estabelecido pela SEMED.
6-MATERIAIS/RECURSOS
Fantoches de mão com movimento de boca geralmente é utilizado até o antebraço, também existe o Dedoche para ser usada em dedo, a diferença existente entre eles é está, mas à proporção de aprendizagem que ambos podem apresentar são imensos; O desenvolvimento da imaginação, a criatividade, vocabulário, assim sendo, um dos recursos mais importantes e ricos na comunicação entre pais e educadores propiciando a interação com a criança de forma receptiva e divertida.
Livros;
Gravuras;
Imagens sobre o cenário;
...