Educação Infantil
Exames: Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiafabricio • 24/3/2015 • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 256 Visualizações
Durante muito tempo, as crianças foram regidas e criadas pelos costumes dos adultos e vistas como tabulas rasas, seres passivos e incapazes de produzir cultura. No contexto educacional atual, esse pensamento não é muito diferente, uma vez que as crianças ainda não têm suas particularidades reconhecidas e respeitadas e continuam crescendo e aprendendo através de parâmetros que não estão em consonância a legislação e produção científica atual.
Diante dessa realidade, pesquisadores da área da Educação Infantil vêm tentando desvendar e quebrar tais concepções que denominam a criança como “semente de um jardim”, “tabula rasa”, “um vir a ser” ou um “adulto em miniatura”, e defendem a ideia de que a criança é construída através do contexto social, histórico e cultural onde está inserida.
Outra visão que vem causando discussão entre os estudiosos é a de enxergar a criança como um ser dependente e incapaz. Na contramão dessas concepções adultocêntricas, a Sociologia da Infância considera as crianças não como receptoras passivas e reprodutoras, sujeitos criativos e produtores de cultura. Constituem-se na capacidade de construção e de significação do mundo, independente da visão adulta, ela deve ser reconhecida como sujeito social e participante de sua socialização (SARMENTO 2004).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), a abordagem psicomotora possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Sob o enfoque da psicomotricidade, a ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil como um instrumento para o ensino de conteúdos. Mas quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental porque perdem o sentido da brincadeira e, muitas vezes, até mesmo a própria ludicidade, servindo somente para sistematização de conhecimentos, uma vez que são usados para atingir resultados preestabelecidos pelo educador.
Com enfoque nessa abordagem, o presente projeto, intitulado: “ A ludicidade no desenvolvimento da criança” tem como principal objetivo de estudo a prática de atividades lúdicas e imaginativas, que visa inserir e estimular as brincadeiras e jogos dentro do contexto da Educação Infantil. Investe, também, para que os professores da instituição Creche Tempo de Crescer entendam a importância da ludicidade, e a empreguem no decorrer de suas práticas educativas.
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O estágio na formação docente, possibilita ressignificar os saberes, as reflexões sobre nossa conduta e a construção de identidade de cada indivíduo, estando todos nós em busca de aprendizagem para todo o processo.
Na observação na Instituição Creche Tempo de Crescer tive a oportunidade de avaliar a sala de aula, analisar que os alunos são muito tranquilos, e que muita das vezes falta mais “pulso firme” da professora. Destaco também a potencialidade e a esperteza de cada aluno, fazendo suas atividades sempre no tempo proporcionado pela professora.
O estágio possibilita ao aluno ter contato com as diferentes dimensões da formação, desde as concepções antes da prática, vivenciando o confronto com a realidade profissional nos seus vários aclives, do momento em que inicia o estágio até à gestão pedagógica, conhecimento didático das componentes curriculares, assim como a relação existentes nos diferentes papéis, intrínseco à docência.
De um modo geral, a realização do estágio permiti, em certo sentido, compreender como os alunos avaliam sua formação, o que evidenciam dessa formação e o que criticam. É possível identificar que a formação inicial os prepara de certa forma para o exercício da profissão e o estágio vem contribuir para o aprofundamento e pratica do apreendido em sala de aula. Essa formação cria expectativas positivas diante da profissão proporcionando a construção de uma concepção pedagógica firmada na descoberta, na relação com a sociedade, proporcionou - me conhecimento didático e uma abertura à investigação e à reflexão.
A distância entre a teoria e prática, o desafio ao enxergar as dificuldades existentes na carreira,
...