Educação Infantil
Artigo: Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janyn • 18/9/2013 • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 418 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ROSAMARA FERNANDES SOUZA
TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Andradas
2012
ROSAMARA FERNANDES SOUZA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e didática na Educação Infantil, Ensino da linguagem oral e escrita, Ensino e alfabetização.
Prof.Rosely Montagnini
Marlizete Steinle Bonafini
Edilaine Vagula
Alexandre Villas Bôas
Raquel franco
Andradas
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................ 3
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................ 4
2.1educação infantil.................................................................................... 4
3 CONCLUSÃO...................................................................................... 7
REFERÊNCIAS.......................................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
No decorrer desse texto, através de análise no dia-a-dia das instituições de Educação Infantil, veremos a importãncia de cada item, colocado para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Os itens como atividades lúdica, alfabetização, o avaliar, o planejar o educar e o cuidar , vem cada vez mais trazer melhorias para educação.
De modo que, veremos as brincadeiras os jogosinfantil como instrumento de ampliação das capacidades das crianças, dada que suas intereções em brincadeiras as levam a construir novos modos pessoais de pensar, sentir, memorizar, mover-se e comunicar e etc. e o preofessor será o mediador, que ajudará a criança a usarem certas habolidades motoras emocional e cognitivas.
2 DESENVOLVIMENTO
Será que hoje podemos reconhecer na criança, a mesma infância da idade medieval, onde a criança ainda não ocupava um lugar significativo na sociedade?
Certamente, não, pois hoje podemos identificar uma outra infância vivida por muitas crianças. A infância só foi reconhecida a partir do século XVIII, com surgimento da Revolução Industrial, com a emersão da burguesia e com o capitalismo, que mudou também o papel e a inserção da criança na comunidade.
Surgi ai um novo sentimento em relação a infância, especialmente porque as pessoas começaram a ter conciência da particularidade infantil. Dessa forma, as crianças foram sendo alvos de ações espécificas voltadas para elas.
Para falarmos sobre a infância, precisamos pensar na Educação Infantil e sobre nossas ideias a respeito do que é ser criança, isto é, do que elas precisam e qual é seu lugar no mundo. Prevalece, muitas vezes, a ideia de que a criança está associada à noção de pureza e bondade, na qual o ser humano nasce bom e a sociedade é que o corrompe e deforma, como estudado no trecho sobre Rousseau e Froebel.
Essa ideia, tem levado alguns educadores a defenderem que a prática educativa tem responsabilidade de preservar a natureza de cada um, ou seja, apenas cuidar para que o desenvolvimento da criança e tudo o que se referir à constituição de sua personalidade desabroche como o crescimento de uma planta.
Para isto, cabe ressaltar, a importância do cuidado na educação infantil, onde, o cuidar e o educar são um par inseparável para constituir uma prática pedagógica atenta e saudável no dia-a-dia de uma creche, pré-escola ou escola com turma de Educação Infantil, o trabalho dos professores está relacionado aos cuidados e a educação das crianças.
Para educarmos crianças, necesssitamos de uma atenção específica com a faixa etária trabalhada, com o desenvolvimento afetivo e cognitivo e com as condições econômicas e sócio-culturais. Todas as crianças necessitam de cuidados especiais e para atender as necessidades coletivas e individuais, os professores devem conhecer a realidade em que trabalham, devem refletir sobre o melhor caminho para organizar a rotina, que favoreça a aprendizagem, autonomia, cidadania, valores, e o respeito, numa perspectiva que envolva cuidar e educar.
Para conquistar a autonomia, respeito e a confiança da criança, uma atividade interessante, é a roda de conversa, que favorece no cotidiano da criança, momentos agradavéis, prazerosos, deixando a criança a vontade. Do mesmo modo, que ajuda a criança ampliar seus vocabulários, proporcionam o sentimento de pertencimento e de construção de identidade. A roda de conversa, também é uma atividade que envolve a socialização,
...