TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação brasileira

Resenha: Educação brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

A educação brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direções, que buscamos elencar e relacionar nesse trabalho.

Desde sua colonização o Brasil vem montando sua Historia e principalmente desenhando sua trajetória na área da educação e da pedagogia. A educação aqui vivenciada pelas tribos indígenas tinha suas características próprias, não tendo referenciais da educação europeia, mas esse período acabou com a chegada A partir daí sofredos portugueses.mos influência de vários movimentos estrangeiros.Um país para evoluir necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos de partida, fato esse considerado distante da realidade da maioria dos brasileiros.

Se considerarmos a Historia como um processo em eterna evolução, esse trabalho não poderá ser considerado como concluído, apenas até o presente momento histórico, mas a evolução continua.

Atualmente, a maioria das escolas municipais de Educação Infantil destinadas a receber crianças de quatro a seis anos de idade adota o modelo escolar. Porém são pouco os espaços para as brincadeiras livres e tampouco a brinquedoteca. Os horários são rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha da criança. Dessa forma, a socialização pela brincadeira fica ausente, pois, o que prioriza é a aquisição de rendimento de escrita e cálculo. Na verdade, o que acontece é que grandes espaços internos e externos como salões, salas e corredores estão sempre vazios, e muitas vezes, estes são utilizados para as ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem correrias, empurrões e desordem. Então, perante essas considerações, pode-se concluir que a criação de brinquedotecas nas escolas e creches seria uma grande ferramenta pedagógica para o Ensino Infantil contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, melhores rendimentos escolares. Como diz SANTOS (2003) ”acreditamos ser a creche um espaço a ser dividido entre o cuidar, por ser a criança um ser completo, que necessita de cuidados, bem como a promoção de seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Deve as instituições de educação infantil favorecer a construção da autonomia, da criticidade, da criatividade, da responsabilidade, da formação de conceitos rumo a formação do cidadão”.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »