TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

MODALIDADES DE ATENDIMENTO DE

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Após ler os textos e leituras complementares, faça um resumo expandido (01 lauda) abordando a importância das capacitações para a educação inclusiva.

Ao se falar em educação inclusiva, remetem se a ideia de uma escola para todos. Uma escola onde todos sejam inseridos independentes de suas limitações, características e diferenças.

O termo educação inclusiva surgiu para evitar os efeitos negativos de expressões utilizadas no contexto educacional... Tem o propósito de deslocar o foco do aluno e direcioná-lo para as respostas educacionais que eles requerem, evitando enfatizar os seus atributos ou condições pessoais que podem interferir na sua aprendizagem e escolarização. (BRASIL, 1999, p.23-24). E para que haja sentido na inserção destes alunos no meio escolar é necessário que as escolas se reestruturem para atender todo tipo de diversidade, não se limitando apenas aos alunos comuns, mas também aos que apresentam algum tipo de deficiência.

Ao receber estes alunos com necessidades especiais, no ambiente escolar é importante que elas não sejam apenas inseridas, mas que se pense em educação significativa procurando atender suas necessidades educacionais da melhor forma possível. Somente ter estes alunos na escola regular, não é garantia de sucesso, para que a inclusão realmente ocorra é necessário apoio da EE.

A inclusão exige medidas de adequações da escola a todos os alunos, inclusive para aqueles com deficiência. Dentre essas adequações está a presença do professor especializado. Aranha (2000, p. 08) aponta a necessidade de se capacitar os professores, no sentido de se prover suporte técnico, didático e pedagógico, argumentando que “só assim se obterá um fazer apoiado no saber e uma construção de conhecimentos originada no fazer”. O professor exerce uma participação de total importância, pois este desempenha um papel fundamental, pois é através dele que se determinará a qualidade da interação nas situações de ensino. É o professor quem definira as expectativas de aprendizagem do aluno especial. (se de integração ou inclusão), a interação dos colegas com o aluno de educação especial dependerá da influencia do professor. Como principal desafio do professor especializado esta o desenvolvimento de uma pedagogia centrada no aluno, educando é incluindo todos os educandos. Ele deverá romper com paradigmas e se sustentar com as mudanças ocorridas na educação. Na medida em que a orientação inclusiva implica um ensino adaptado às diferenças e às necessidades individuais, os educadores precisam estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos nos vários níveis de ensino.

A LBD no seu artigo 59, fala sobre a importância da especialização dos professores:

Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: [...]

III – professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração.

Diante desse quadro, torna-se importante que os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com