Empreendedorismo social
Por: wellinroberto • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
Centro Universitário Cesmac – CESMAC
Faculdade de Ciências Humanas- FCH
Campos III
Projeto Bordando a vida
MACEIÓ
2015
Velhice
Como se morre de velhice
ou de acidente ou de doença,
morro, Senhor, de indiferença.
Da indiferença deste mundo
onde o que se sente e se pensa
não tem eco, na ausência imensa.
Na ausência, areia movediça
onde se escreve igual sentença
para o que é vencido e o que vença.
Salva-me, Senhor, do horizonte
sem estímulo ou recompensa
onde o amor equivale à ofensa.
De boca amarga e de alma triste
sinto a minha própria presença
num céu de loucura suspensa.
(Já não se morre de velhice
nem de acidente nem de doença,
mas, Senhor, só de indiferença.)
Cecília Meireles
Arigleice Kelly Neves da Silva
Íris dos Santos Martins
Ítala Camila Ferreira Simões
Paulina de Oliveira Albuquerque
Wellington Roberto dos Santos
Projeto Bordando a vida
Trabalho acadêmico solicitado pela Prof. Ms. Lamartine M. Vasconcelos para compor parte da nota segunda avaliação semestral, na disciplina de Empreendedorismo do 8° período vespertino do curso de Psicologia do Centro Universitário - CESMAC
MACEIÓ
2015
INTRODUÇÃO
No Brasil, seguindo uma tendência mundial, o número de idosos e a expectativa de vida da população brasileira têm aumentado. Em 2050, de acordo com o IBGE (2008), a expectativa de vida do brasileiro, ao nascer, será de 81,3 anos e os maiores de 65 anos serão 18%, igualando-se aos de 0 a 14 anos.
A população de idosos no Brasil assim como a expectativa de vida vem aumentando. O envelhecimento da população tem despertado o interesse de pesquisadores de diversas áreas. Entre os vários estudos sobre essas tendências podem-se destacar a questão da saúde, da ocupação do tempo ocioso, das atividades de lazer e turismo e da aposentadoria. Muitos idosos permanecem no mercado de trabalho por questões pessoais ou financeiras, aplicando nas organizações seus conhecimentos e experiências, que precisam ser aproveitados pelos empregadores. Aqueles que se aposentam muitos têm enfrentado problemas emocionais como, por exemplo, a depressão.
O presente projeto vem apresentar uma proposta de promoção a uma maior qualidade de vida na terceira idade através de ocupação arte terapia e o empreendedorismo social.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Crescer existe a mais de 18 anos, sendo patrocinado pelo Centro Universitário Cesmac, localizado a Rua Iris Alagoense, no prédio da faculdade de Direito. Tem como objetivo atender mulheres da terceira idade.
Em sua metodologia tem a preocupação de contemplar as participantes com assistência psicológica, fisioterápica dentre outras questões relacionadas ao meio em que as participantes estão inseridas de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. As ações pontuais são: a renda o bordado e a pintura. Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que é possível a esse público não apenas a terapia pela arte, pois na maioria dos casos as pessoas que ali frequentam apresentam necessidades de uma maior autonomia financeira. Atualmente, a preocupação com a falta de uma renda complementar chama a atenção da sociedade local, onde a instituição na busca de soluções para preservar o equilíbrio emocional poderá promover também meios de promover um projeto de empreendedorismo social.
I - OBJETIVO GERAL
Estimular a prática de terapia ocupacional através de recursos artísticos com finalidades terapêuticas e promover a obtenção de recursos, cuja finalidade é a de proporcionar uma fonte de renda para as participantes do projeto.
II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a instituição e a comunidade, para transformação humana e social a fim de alcançar através da produção da Arte a saúde emocional e a produção de renda, para promoção de uma qualidade de vida melhor.
...