Equipamento para proteção coletiva ou EPC
Tese: Equipamento para proteção coletiva ou EPC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eelisaagtinha • 25/11/2014 • Tese • 395 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
O que e EPC? Equipamento de Proteção Coletiva ou EPC, é todo equipamento de uso coletivo destinado a evitar acidentes e o aparecimento de doenças ocupacionais.
Como o próprio nome descreve é um equipamento destinado a proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo, em alguns casos podem proteger várias pessoas ao mesmo tempo, como exemplo citamos o guarda corpo das Cataratas do Iguaçu, para pensar, quantas pessoas ela protege por dia?
Em geral os EPC são mais eficientes do que o EPI e ainda tem a vantagem de não fornecer incômodo ao trabalhador.
Sempre que puder optar entre EPI e EPC opte pelo EPC, a longo prazo sai bem mais em conta. E além disso, podemos evitar os desgastes que sempre ocorrem entre direção e funcionários por causa da imposição pelo uso do EPI.
São exemplos de EPC:
Corrimão de escadas, proteção para partes móveis de máquinas, extintor de incêndio, plataforma de segurança usada para conter queda de materiais e pessoas na construção civil, exaustores de gases e fumaças tóxicas ofensivas ao ser humano, pontes, e outros do tipo.
Guarda-copos – anteparo rígido colocado na entrada e saída com o objetivo de evitar a queda de pessoas.
Telas – é uma barreira protetora contra a projeção de materiais e ferramentas. Em construção de edifícios, o seu perímetro deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteção.
Plataformas: Principal: deve ser instalada após a concretagem da primeira laje e só pode ser retirada ao final do revestimento.
Secundária: instalada a cada 3 pavimentos sendo retirada quando a plataforma superior estiver concluída.
Tapumes e galerias – servem para evitar o acesso de pessoas que não fazem parte da obra, além de proteger quem está por perto da projeção de objetos.
Proteção contra incêndio – toda obra deve possui proteção de combate a incêndios. Além de equipe devidamente treinada para o primeiro combate ao fogo.
Sinalização de segurança: São acessórios imprescindíveis em toda obra! O objetivo é identificar os locais que compõem a obra, assim como os acesos de circulação de maquinas e equipamentos, alertar quanto uso obrigatório de EPI, contra os possíveis riscos daquela obra (queda, máquinas pesadas, áreas isoladas) e também avisar sobre a presença da obra e de trabalhadores no local.
...