Equipamentos de Proteção Individual - Luvas
Por: DiiegoOliveira • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 576 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Os acidentes e seus riscos estão à espreita em quaisquer áreas, atividades e situações de trabalho e podem ocorrer a qualquer instante causando pequenas ou grandes perdas, com danos em materiais e pessoas envolvidas nas atividades onde pode acontecer o acidente. Os equipamentos de proteção individual foram desenvolvidos com o intuito de reduzir e previnir os acidentes, bem como evitar as perdas e os danos causados pelos mesmos, principalmente para o trabalhor. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância na utilização das luvas como equipamentos de proteção individual na área da construção civil e demais áreas, a utilização de luvas específicas para cada função e atividade, sua classificação quanto a proteção, a descrição dos materiais usados na confecção, a manutenção e a higienização de cada tipo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO DAS LUVAS DE PROTEÇÃO
As luvas são equipamentos de proteção individual (EPIs) destinadas a proteger as mãos e punhos dos trabalhadores expostos a riscos de lesões e eventuais acidentes decorrentes dos trabalhos feitos com materiais abrasivos, cortantes e agressivos.
2.2 CLASSIFICAÇÃO DAS LUVAS
As luvas de proteção podem ser classificadas em duas formas: Quanto à proteção e quanto à estrutura.
2.1.1 QUANTO À PROTEÇÃO
Podem ser:
a) Física e Mecânica: Protegem contra materiais cortantes, abrasivos, perfurantes, com variações de temperatura.
b) Química: Oferecem proteção contra a provenientes danos de produtos químicos que podem ser absorvidos pela pele quando em contato direto com os mesmos.
2.1.2 QUANTO À ESTRUTURA
Podem ser:
a) Leves: Luvas que possuem grande flexibilidade para execução de trabalhos que necessitem de mobilidade.
b) Médias: São utilizadas em serviços com produtos abrasivos e com riscos de cortes moderados mas que ainda necessitam de uma mobilidade para a boa execução das tarefas.
c) Pesadas: Possuem pouca mobilidade por serem mais reforçadas. Fabricadas com materiais mais resistentes a riscos de cortes, calor excessivo e abrasões.
2.3 DESCRIÇÃO DOS TIPOS DE LUVAS
2.3.1 LUVAS DE RASPA
São confeccionadas em raspa Grupon e devem ser curtidas ao cromo e não possuir nenhum corte, furo ou defeito em sua estrutura. O couro deve ter qualidade, bem como necessita de flexibilidade e maciez. Não podem apresentar deformações e costuras em aberto e têm a necessidade de espessura de 2mm. Modelos específicos possuem costura dupla no dorso, reforço interno na face palmar, inclusive nos dedos, tiras de reforço entre o polegar e o indicador e proteção para a artéria no punho.
As luvas de raspa são ideais para a proteção contra agentes escoriantes, abrasivos e contra cortes. Podem ser utilizadas em trabalhos com cargas e soldas na agricultura, carpintaria, metalúrgicas e na construção civil, onde são muito usadas para carregamento de ferros e vergalhões.
Deve-se ressaltar que a correta utilização das luvas de raspa oferece uma maior proteção. Não devem ser utilizadas com seu interior sujo ou úmido e devem ser armazenadas em local seco. Quando apresentarem danos ou escoriações aparentes, devem ser descartadas e substituídas. O fator determinante para a durabilidade dessas luvas é a lavagem que deve ser sempre a seco.
2.3.2 LUVAS DE LÁTEX
Confeccionadas em látex de borracha natural, com formato anatômico, boa elasticidade, ajustável às mãos, isenta de emendas, orifícios, bolhas e porosidade. É impermeável, antiderrapante, antialérgica, com espessura uniforme. Punhos longos para maior proteção, fácil identificação do tamanho gravado na própria luva. Permite segurar bem os objetos sem perder o tato. Forro levemente talcado.
São luvas usadas para a proteção das mãos contra produtos químicos mais leves como materiais de limpeza e agentes biológicos. Muito usada por trabalhadores na construção civil para os manuseios de cimento e argamassas.
Quanto a manutenção não necessita cuidados especiais, apenas conservar em local ao abrigo do calor, da umidade e de luz.
2.3.3 LUVAS DE MALHA DE AÇO
As luvas de malha de aço são feitas de aço inoxidável e foram desenvolvidas para garantir uma proteção específica contra cortes provenientes de facas, lâminas, serras e outras ferramentas. No entanto, não podem oferecer completa resistência a danos causados por estes materiais se forem usadas de modo incorreto.
Essas luvas são utilizadas com grande escala em matadouros, indústrias de processamento de alimentos, restaurantes e nos processos de desosso de carnes e aves. Possíveis utilizações nas indústrias de plásticos, têxtil e fabricação de papéis. Na construção civil podem ser usadas na fixação de pisos e tarefas similares.
Por serem feitas de material condutivo, não devem ser usadas próximo a equipamentos eletrônicos e fontes de energia. Deve-se evitar trabalhar próximo à máquinas com engrenagens, pois podem ficar presas.
Para conservação, as luvas de malha de aço devem ser lavadas em água quente com sabão ou detergente e podem ser lavadas em máquinas de lavar. Depois de lavadas, as luvas devem ser enxaguadas com água em uma temperatura de no mínimo 82°C. Para desinfetar, utilizar apenas produtos indicados pela vigilância sanitária. Essas luvas não devem ser esfregadas sobre uma superfície dura e devem ser guardadas em local seco e arejado com perfeitas condições de uso.
2.3.4 LUVAS TRICOTADAS PIGMENTADAS
São geralmente fabricadas com quatro fios de malha de algodão, sem costura, contendo em sua composição 70% de algodão e 30% de poliéster. Possuem palma aderente com pigmentos em PVC na forma de bolas, com punhos elásticos e grande flexibilidade.
São indicadas para serviços porte médio e leve, manuseio de ligas leves, manuseio de embalagens, principalmente contra agentes mecânicos e em atividades
...