Especialização em Gestão Pública Municipal
Por: Flavia Godinho • 12/11/2018 • Artigo • 778 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
Especialização em Gestão Pública Municipal
Disciplina: Elaboração e Avaliação de Projetos
Professor:
Acadêmica:
Tarefa 1
- O que seria um programa? Seria um pacote coeso de trabalho, envolto por diversos projetos complementares. O programa tem tempo de duração de vários anos, bem mais longo que um projeto
- Projetos – São esforços coordenados, com recursos limitados e bem definidos, assim como um tempo definido de início e fim. Todos esforços são em prol de um objetivo comum.
- Processo – é todo esforço cíclico dentro de uma organização, ou seja é o dia a dia de uma prefeitura.
Então fica aquela questão: Porque desenvolver um projeto?
- O fato de se elaborar um projeto, respeitando todas as restrições e propondo alternativas viáveis, aumenta as chances de sucesso dos esforços empregados, assim como organiza todos recursos de forma a atingirmos o objetivo esperado.
Para tal, devemos fazer um planejamento bem elaborado, o que demanda tempo e pessoas que conhecem da situação problema e das possíveis soluções, de forma a proporcionar redução de erros, de custos, de retrabalhos e aumentam as chances de sucesso
Qual a importância do projeto para a Administração pública?
Imaginem que há anseio popular de reforma e revitalização de uma praça da cidade, quais aspectos se pensa normalmente?
- Calçada – qualquer um funcionário pode fazer o serviço? E se for feita com pedras portuguesas?
- Chafariz – como está a tubulação de água e acesso à energia? Teremos que quebrá-la ou reformá-la?
- Jardim - Vamos alterar o paisagismo? Contrataremos um profissional para tal?
MAIS IMPORTANTE: existe algum impedimento legal? O nível de alteração planejada é o que realmente a população anseia?
Portanto, devemos identificar a real situação problema para então pensarmos em solução.
Um projeto bem elaborado deve sempre estar em sintonia com o Planejamento Estratégico Municipal. Além disso, deve também atender e respeitar o contexto político, socioeconômico e histórico da região.
Então, quais serão os recursos a serem utilizados?
- Materiais, organizacionais, pessoal, financeiro, cognitivos, ambientais, de poder
- Serão recursos internos ou externos?
A definição de quais e que disponibilizará os recursos é de grande importância para que possamos alocá-los no projeto de maneira que a execução não seja comprometida.
Agora deixo a pergunta: Você, caro aluno, acredita que um projeto que atenda a uma situação-problema de um município atenderá à mesma situação-problema de outro município com mesmo resultado?
Agora, no caso do sistema administrativo municipal, a prefeitura que possui secretarias específicas, com suas respectivas competências. A secretaria de saúde teria todo conhecimento e pessoal para solucionar um problema dessa natureza? A resposta é, normalmente, não.
Essa resposta, nem sempre muito obvia, se deve ao fato de que um projeto pode possuir aspectos que vão além das de competência daquela secretaria. Por isso a intersetorialidade (multidisciplinaridade) é tão importante em um projeto, assim como também é para as empresas.
...