Estradas Rurais
Artigo: Estradas Rurais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edcarvalho • 2/12/2014 • 3.720 Palavras (15 Páginas) • 324 Visualizações
RESUMO
O Município de Ouro Preto D Oeste- RO além de ser considerado de elevado risco para ocorrência de raiva em herbívoros. Possui como base na economia rural a exploração da pecuária leiteira, associada criação extensiva de pequenos animais e animais domésticos. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo, realizar o diagnostico da situação educativa em relação a prevenção e controle da raiva dos herbívoros, e levar esta informação aos produtores rurais da região. Foram realizadas visitas e aplicado um questionário com 15 (quinze) questões. Verificou se que a grande maioria é de propriedades de porte pequeno a médio com áreas de ate 100 Há. Foram entrevistados produtores rurais, empregados ou familiares. Identificou-se o baixo nível de escolaridade dos entrevistados e a faixa etária alta, colocando em evidencia, êxodo rural dos jovens. No que se refere a raiva dos herbívoros, notou se que a maioria desconhece de forma efetiva os termos técnicos e não diferenciam as espécies de morcegos existentes na região, não sabem os métodos de controle e prevenção da raiva, não adotam cuidados e não tem acesso a informações parar cuidados e ações educativas. Apesar do baixo nível de conhecimento a maioria dos produtores vacina seu rebanho contra raiva, porém, há necessidade de implantação de um projeto educativo sanitário, para diminuir os riscos da raiva dos herbívoros e aperfeiçoar o seu controle na região.
Palavras-Chaves: Raiva, Herbívoros, Diagnostico, Hematófago, Educativo, Sanitária.
ABSTRACT
The Municipality of Ouro Preto D West-RO besides being high risk for rabies in herbivores. Features based on the exploitation of the rural economy dairy cattle associated extensive small livestock and pets. Thus, the present study aimed to perform a diagnosis of the educational situation in relation to prevention and control of rabies of herbivores and bring this information to the farmers in the region. Visits were carried out and a questionnaire with fifteen (15) questions. Found that the vast majority of properties is small to medium with areas of up to 100 there. Farmers, employees or family members were interviewed. Identified the low level of education of respondents and the high age group, putting on shows, rural exodus of young people. Regarding anger herbivores, noted that most effectively ignores the technical terms and do not differentiate the species of bats in the area, do not know the methods of control and prevention of rabies, do not adopt care and do not have access to stop care information and educational activities. Despite the low level of knowledge most vaccine producers his flock against rabies, however, there is need to implement a health education project to reduce the risk of rabies of herbivores and improve its control in the region.
Key Words: Anger, Herbivores, Diagnosis, hematophagous, Education, Health.
1 INTRODUÇÃO
A definição estabelecida pelo comitê da Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que zoonoses: são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. É uma doença viral infecciosa, causada pelo vírus lyssavirus que afeta o sistema nervoso central, acometendo quase todos os animais mamíferos, silvestres e o Homem; sendo os principais sintomas: incoordenação motora, hidrofobia, salivação excessiva, paralisia dos membros posteriores, movimentos de pedalagem nos membros anteriores e posteriores, etc.
Em se tratando de raiva dos herbívoros, o principal transmissor é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Esta espécie é abundante em áreas de exploração pecuária. No Brasil, a raiva dos herbívoros é considerada endêmica e em graus diferenciados, de acordo com a região. Estima-se que a raiva bovina na América Latina cause prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares, provocados pela morte de milhares de herbívoros, além dos gastos indiretos que podem ocorrer com a vacinação de milhões de bovinos e inúmeros tratamentos pós-exposição (soro vacinação) de pessoas que mantiveram contato com animais suspeitos.
Decidiu-se fazer um diagnóstico educativo da situação em que se encontra o Município de Ouro Preto D’oeste – RO, para averiguação das condições socioeconômicas e culturais locais e do quanto os produtores sabem a respeito da doença em questão, bem como medir a sua preocupação com o risco e a conseqüência da ocorrência dessa doença em sua propriedade, descobrindo também qual o comportamento adotado pelos produtores em relação ao problema levantado.
Constatou-se durante o trabalho, que alguns membros da comunidade não tinham conhecimento sobre os meios de transmissão, sinais clínicos, risco e prevenção da raiva dos herbívoros. Entendeu-se que a execução de um Projeto Educativo Sanitário que trabalhe a construção de saberes sobre a doença e as medidas preventivas necessárias, torna-se a forma mais indicada para construir o conhecimento de modo compensativo à comunidade, visando o objetivo final que é a sanidade do rebanho e a saúde da população do nosso Estado.
2. ÁREA DE TRABALHO E SELEÇÃO DO PUBLICO.
A área trabalhada abrangeu propriedades rurais do eixo da BR 364, localizado no município de Ouro Preto do Oeste, Estado de Rondônia. O município foi colonizado na década de 70 (setenta) através do assentamento de mais de três mil famílias, instaladas em áreas individuais de 100 hectares. De acordo com o ultimo censo do IBGE, realizado em 2010, a população é de 37.928 habitantes. A área geográfica constitui-se de terrenos acidentados e está localizada na Região Central do Estado, com divisas entre os municípios de Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Nova União, Teixerópolis e Urupá. A principal economia do município é a produção de leite, sendo uma das principais bacias leiteiras do Estado. No setor agrícola o destaque está na produção de café, feijão e milho. Ouro Preto do Oeste fica a 330 km de Porto Velhoa capital do estado.
O público estudado foi constituído de moradores rurais da BR 364 entre as linhas 22 e 31, localizado no município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia. A amostra foi composta de dez entrevistados, produtores de bovinos, agricultores ou seus representantes (Esposa ou Funcionário), sendo esta amostra significativamente representativa do grupo de produtores
...