Estratégia De Marketing
Exames: Estratégia De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Grazielic • 11/3/2014 • 4.460 Palavras (18 Páginas) • 535 Visualizações
O QUE É MARKETING?
“... um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de com valor com outros.”
Philip Kotler
“... Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam a metas individuais e organizacionais.”
AMA (American Marketing Association)
Para entendermos melhor as definições acima, podemos nos voltar mais atentamente para nossas ações do cotidiano.
Diariamente nos deparamos com situações que nos remetem a uma ação de Marketing.
Imagine uma situação em que você acordou, colocou suas sandálias Havaianas, foi ao seu banheiro tomar banho com seu sabonete Dove e Shampoo Seda, escovou seus dentes com sua escova dental Oral B e creme dental Sorriso. Após o banho tomou seu café com duas fatias de pão Pullman recheado com presunto Sadia e tomou uma xícara de leite Parmalat com duas colheres de achocolatado Nescau. Logo em seguida entrou em seu Gol, ligou o rádio e dirigiu-se para seu trabalho.
Perceba dentre essas ações normais do dia-a-dia, quantas ações de Marketing podemos identificar.
Segundo as definições teóricas acima, podemos afirmar que o Marketing é uma ciência que estuda o processo de troca, uma vez as pessoas ou grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam ou desejam com a criação oferta e livre negociação.
A negociação refere-se à troca entre pessoas ou grupo de pessoas que tem necessidades ou desejos com pessoas ou grupo de pessoas que obtém uma oferta que satisfaça essas respectivas necessidades e desejos.
Nas ações cotidianas demonstradas no exemplo acima, percebemos que houveram a todo o momento uma necessidade ou desejo sendo satisfeito com o consumo de um produto, essa satisfação foi possível porque anteriormente houve uma troca.
O Marketing tem o papel de planejar e executar estratégias, para que o processo de troca aconteça de forma a beneficiar quem procura satisfazer sua necessidade ou desejo e alcançar metas individuais ou organizacionais de quem oferta.
Conforme as explicações acima eu faço o seguinte questionamento:
Marketing então é a arte de vender produtos, serviços ou idéias?
NÃO o Marketing não é a arte de vender. Porque sua essência diz que o Marketing em sua totalidade tem o objetivo de fazer com que o produto ou serviço venda-se por si só, minimizando ao máximo os esforços de vendas.
Exemplo: Ao pensar em saciar sua sede, o consumidor deverá pensar em Coca-cola.
Para que a essência de Marketing seja alcançada é necessário definir MARKETING como um processo que visa ao planejamento e à implementação de estratégias de promoção, venda e distribuição de produtos (bens ou serviços) em mercado(s) em que os indivíduos sejam atendidos em suas necessidades, conhecidas por eles ou não, através da criação e troca de valores tangíveis ou intangíveis, de forma que os envolvidos na relação fiquem satisfeitos.
NECESSIDADES, DESEJOS E OFERTA.
Se entendemos que o Marketing é a ciência que estuda o processo de troca, podemos afirmar que o processo de troca envolve necessidades, desejos e ofertas. Vamos entender cada um desses elementos:
Necessidades: é o conceito mais básico e inerente ao marketing, a partir do que percebemos um estado de privação ou limitação desencadeando a busca pela satisfação. Referem-se a aspectos básicos da condição humana – alimentar-se,. Vestir-se, ter um lugar para morar, etc.
Quando uma necessidade é focada num único objeto, em que somente ele é capaz de satisfazer a essa necessidade, isso se transforma em desejo.
Desejos são manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos. Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um apartamento novo.
Oferta: consiste em colocar a disposição para a troca um produto, serviço ou ideias.
TROCAS, TRANSAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS
Uma pessoa pode obter produtos de quatro maneiras:
• Produzir o produto. Ex.: Caçando, plantando, pescando.
• Utilizar a força para adquirir produtos. Ex.: assalto.
• Mendigar para adquirir produtos. Ex.: O que fazem moradores de rua.
• Ofertar produtos, serviços ou dinheiro em troca de alguma coisa que deseja.
Troca: que é o conceito central de Marketing, envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca. Para que o potencial de troca possa existir, cinco condições essenciais:
1. Que existam pelo menos duas partes.
2. Que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as outras partes.
3. Que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega.
4. Que todas as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca.
5. Que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.
...