Estresse
Por: Samara Elisabete Alves • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS......................................................................................................................9
ANEXO A – Gráfico....................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Apontada como a doença do século, muito se ouve falar sobre o estresse, mas poucos sabem o que significa suas causas, sintomas, efeitos e tratamentos alternativos que podem ser indicados. O estresse é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver, mas a cronicidade do estímulo estressante acarreta conseqüências danosas ao nosso organismo, portando, o presente trabalho apresentara o conceito, fases do estresse, tratamentos alternativos e o nível de estresse em profissionais de saúde que atuam em clinicas e Spas.
O método utilizado para identificação do nível de estresse foi o questionário adaptado por Maslach Burnout Inventory, onde participaram voluntariamente uma fisioterapeuta dermato funcional que atua em uma clinica de estética e duas massoterapeutas que atuam em um Spa.
.
2 DESENVOLVIMENTO
O que é estresse
Apontado como o mal do século, o estresse tem sua palavra de origem do latim, que significa: aflição e adversidade. Com a constante mudança a partir dos anos na sociedade, muitos abandonaram o trabalho no campo e mudaram se para o estresse das cidades para adaptar se a vida moderna, gerando situações de conflitos, ansiedade e angustia , causando um desequilíbrio emocional.
O estresse é a resposta geral e inesperada do organismo perante a um agente estressor ou uma situação estressante. Este processo é caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, produzindo então manifestações com distúrbios psicológicos e fisiológicos. Este processo corresponde a um mecanismo bioquímico de sobrevivência do homem, que ao longo da sua evolução foram aperfeiçoados, ele envolve o hipotálamo, glândulas (hipófise, tireóide e suprarrenal), órgãos (coração, fígado e estomago), músculos e outros sistemas corporais.
Tipos de estresse
A resposta positiva ao estresse é denominada: eustresse, caracterizado pela predominância da emoção alegria, o esforço de adaptação gera a realização pessoal, bem estar e satisfação, mesmo decorrente de esforços inesperados. Há um aumento na capacidade de concentração, agilidade mental e emoções musculares harmoniosas e bem coordenadas, gerando então um sentimento de prazer e confiança.
O distresse, resposta negativa ao estresse, é caracterizada pela predominância da emoção medo, tristeza e raiva. A capacidade de concentração do individuo é diminuída, o funcionamento mental se torna confuso com ações musculares descoordenadas e desarmônicas. O desprazer e insegurança aumentam a probabilidade de acidentes.
Fases do estresse
Para identificação do nível e fase do estresse dos profissionais entrevistados, foi utilizado o método questionário, onde apresentaram se perguntas com relação a características psicofísicas em relação ao trabalho.
O estresse é divido em quatro fases, em sua fase inicial o individuo tem a possibilidade de desenvolver o estresse, nesta fase é possível evitá-lo trabalhando recomendações de prevenção. Na segunda fase do estresse encontra seu nível inicial onde há a presença de sintomas, o profissional deve ser procurado para debelar os sintomas e garantir assim a qualidade de vida e desempenho profissional. O estresse começa a se instalar na terceira fase, procurar ajuda profissional é importante para prevenir o agravamento dos sintomas. E em seu ultimo e quarto nível, há uma fase considerável do estresse que pode ser perfeitamente revertida se houver a procura de um profissional competente e de confiança para que se inicie o tratamento o quanto antes.
Tratamentos para o estresse
O tratamento para o estresse pode ser de forma geral. Tratamentos medicamentosos podem ser prescritos pelo profissional médico, pois com seu conhecimento somente ele poderá indicar o melhor remédio, sendo os mais utilizados: ansiolíticos, calmantes e antidepressivos.
Uma alimentação balanceada também é indicada de forma geral para o tratamento do estresse, o organismo perde vitaminas e nutrientes, por isso é necessária uma reposição. A prática de atividade física proporciona muitos benefícios ao organismo, temos uma melhora da função cardiovascular e respiratória, gasto de calorias e uma melhora no condicionamento físico. Todos esses fatores induzem a liberação de substancias analgésica e relaxante como a endorfina, que trás a sensação
...