Estrutura Básica Preconizada Para Artigos de Revisão da Literatura
Por: vasconceloskaio • 25/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 420 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Estrutura Básica preconizada para artigos de Revisão da Literatura
4.1. Título
O título deve possuir um máximo de 120 caracteres com espaço.
4.2. Resumo e Abstract
O resumo deve possuir de 1.000 a 1.400 caracteres com espaço, incluindo palavras-chave. Deve explicitar de forma clara e objetiva os objetivos do estudo, metodologia, síntese de dados e conclusão. Logo abaixo do resumo o autor deve indicar até no máximo, cinco (5) descritores, as quais devem constar no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). O abstract é a versão, em inglês, do resumo.
4.3. Introdução
A introdução deve possuir de 2.000 a 3.000 caracteres com espaço, e apresentar os principais conceitos sobre o tema objeto de estudo, seguidos da justificativa do estudo, objetivos.
A justificativa deve fazer parte do texto da introdução e objetiva fundamentar a importância da pesquisa. Este item deve explicar o porquê da necessidade de se realizar a pesquisa.
O objetivo deve aparecer ao final da introdução do artigo, ser descrito de maneira clara e direta, utilizando-se de verbos no infinitivo (ex.: avaliar, descrever, analisar, observar).
4.4. Metodologia:
Referir que se trata de um estudo de revisão da literatura científica sobre o assunto objeto da pesquisa. Citar os tipos de materiais que foram consultados para embasamento do estudo, tais como artigos científicos originais e/ou de revisão e respectivas bases de dados onde os mesmos encontram-se indexados, assim como livros, revistas, etc. e bibliotecas utilizadas para pesquisa. Deve-se referir ainda o idioma e data limite dos materiais estudados.
4.5. Desenvolvimento
O desenvolvimento é onde a revisão da literatura propriamente dita será apresentada. Deve conter de 1.000 a 2.500 palavras, e pode ser subdividida em tópicos. Para tanto, após busca e seleção das referências que serão utilizadas para embasar a pesquisa, deve-se realizar uma leitura crítica das mesmas, resumindo e relacionando as informações encontradas e organizando-as de forma linear, com vistas a facilitar a leitura e entendimento do leitor sobre o assunto.
4.6. Considerações Finais
Este tópico deve conter de 1.000 a 2.000 caracteres com espaço e concluir o manuscrito, reunindo as ideias principais abordadas ao longo do texto, apresentando o desfecho da pesquisa de forma resumida. É importante observar se objetivo do trabalho foi respondido.
4.7. Referências
Preconiza-se a inclusão de pelo menos 30 referências, incluindo, no mínimo, 10 referências internacionais, em formato ABNT. Recomenda-se utilizar referências relevantes e atuais, publicadas em revistas indexadas, embora estudos clássicos sobre o tema central da pesquisa também possam ser citados, preconizando artigos científicos publicadas em periódicos de alto impacto e que possuam revisão por pares.
...