Estrutura Funcional
Casos: Estrutura Funcional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dudasouza92 • 15/3/2015 • 304 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
Estrutura funcional
Neste tipo de estrutura há a separação dos departamentos por funções dando ênfase à especialização. Geralmente é aplicado em empresas de pequeno e médio porte por suas definições de tarefas simples e nas quais a hierarquia é bem centralizada visando o autocontrole, ou seja, cada departamento, pela natureza de suas funções, deve resolver os seus problemas específicos e gerenciar as suas atividades diárias. De acordo com Cury (2005, p. 231),
O foco das vantagens da estrutura funcional são: melhores salários a partir da especialização; adaptação das capacidades e trabalho em equipe.
As desvantagens são: requer maior habilidade; divisão de controle; dificuldade na formação de chefes administrativos; elevado custo.
Modelos de Estruturas Modernas
As estruturas modernas surgiram em ambientes caóticos, de grande complexidade e, por isso, as empresas tiveram a necessidade de melhorar seus sistemas, de modo a se adequarem às instabilidades. Estes modelos apresentam boa capacidade de adaptação ao ambiente externo e são utilizados por empresas de médio e grande porte.
Estrutura Divisional
A estrutura divisional agrupa as atividades por unidade em que cada agrupamento tem suas particularidades. São elas: estrutura por território, estrutura por produto e estrutura por cliente.
Estrutura por Território
Essa estrutura acaba se moldando ao local, sendo adaptável a qualquer cultura, pois as empresas do mesmo dono se instalam em lugares diferentes, podendo ser o que a economia determinar, bem aceitas ou não pela sociedade local. Um ponto interessante a ser descrito é que, em geral, uma empresa de comercialização de produtos ou serviços tem a tendência de universalizar o preço. Contudo, há empresas que trabalham aderindo às especificidades do local e de acordo com as particularidades econômicas de regiões distintas.
Suas vantagens são: possibilidade de ação imediata e facilidade de conhecer os problemas.
As desvantagens são: duplicação de instalações e de pessoal; coordenação em segundo plano e geralmente não requer especialização (OLIVEIRA, 2004).
...