Evolução dos Meios de Pagamentos Fim do Papel-moeda
Por: sarapedrosa • 3/11/2021 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
Evolução dos meios de pagamentos
______________________________________________________________________________
(Introdução)
Como você prefere pagar?
Cartão de crédito? Transferência bancária? Pix? Dinheiro em espécie? Se você tem um smartwatch, já pagou com ele?
Por que esse é um assunto importante?
Parece uma questão de escolha pessoal, mas à medida que o mundo se torna cada vez mais online, essa decisão é importante.
Em todo o mundo, as moedas virtuais estão trabalhando para fornecer uma moeda completamente descentralizada. Com base na tecnologia blockchain, essas moedas ficarão fora do sistema financeiro tradicional.
Isso significa que estamos passando por mais uma evolução nos meios de pagamento.
E um assunto não pode deixar de ser discutido:
O FIM DO PAPEL MOEDA
(Desenvolvimento)
Mas, por que uma sociedade pode decidir acabar com seu dinheiro vivo?
Bom, eu quero apresentar a vocês três vantagens:
Redução de Custos
Gastamos muito para fazer a manutenção do dinheiro em espécie aqui no país. E a duração de uma nota gira em torno de 14-37 meses, segundo o BC.
Diminuição da Atividade do “Mercado ilegal”
Atividades ilegais geralmente são realizadas em dinheiro. E dinheiro vivo é uma coisa difícil de rastrear e monitorar. Só em 2019 o Brasil perdeu mais de 290 bilhões em receitas fiscais. Vai ficar bem mais complicado burlar a fiscalização, então, devido ao maior controle do estado, mais dinheiro vai parar nos cofres públicos.
Se isso é bom? Não sei…
Conveniência
É muito mais fácil não ter que carregar muito dinheiro-vivo. E vai ser bom também para as pessoas que vivem em regiões rurais ou menos desenvolvidas. Provavelmente vocês já viram reportagens de pessoas que precisam caminhar horas até chegar em um caixa eletrônico ou de cidades que ficam sem abastecimento de grana por dias!
Mas, nem tudo é perfeito. Existem as desvantagens:
Desconexão Financeira
Os governos precisam garantir alternativas digitais para todos, porque o dinheiro-vivo é o modo como vários comércios informais sobrevivem. Sem essas alternativas, é possível que muitos estabelecimentos fechem as portas, o que agrava ainda mais uma crise econômica.
Maior Risco de Crimes Cibernéticos
Ter uma economia totalmente digital é um risco. Todos os dias ouvimos falar de novos ataques a organizações ou golpes que são aplicados a pessoas. Que garantia tem de que o mundo sem dinheiro-vivo vai ser mais seguro?
...