Exame nacional de ensino médio
Seminário: Exame nacional de ensino médio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THABATASP • 16/6/2014 • Seminário • 584 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
Acadêmico(a):Brenda Grasel de Oliveira
Letícia Pacheco Viegas
Thabata da Silva Pereira
Número Matricula: 1731237
1732173
1732177
Turma: 43 Data: 04/06/2014
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também para o ingresso em instituições de ensino superior privado, por meio do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). O ENEM também pode ser usado como meio de término do ensino médio, para alunos que não obtiveram resultados suficientes e/ou alunos que não o concluíram.
O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, contém 180 questões objetivas divididas em quatro grandes áreas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas) e a realização de uma redação, com tema estabelecido pelo Ministério da Educação do Brasil. No primeiro dia, são 90 questões com 4h 30min de duração, com mais 90 questões no outro dia com 5h e 30min de duração, as provas são realizadas preferencialmente aos sábados e domingos.
As questões são de múltipla escolha com 5 alternativas (de A a E). Para evitar fraude, a prova é realizada em 4 versões identificadas por cores (amarela, branca, rosa e azul). O que difere uma prova da outra é a ordem das questões e alternativas. No entanto, as questões e textos das provas são os mesmos.
Por objetivar avaliar competências e não informações, a prova não é dividida em matérias. Também não é indicada a competência a ser avaliada em cada questão. Portanto, as questões são colocadas em uma sequência sem qualquer tipo de agrupamento. O Enem visa avaliar a capacidade de raciocínio lógico e as ideias do aluno.
Tendo base neste estudo realizado e após a leitura de Corsetti (2004) e Torres (2001), obtivemos acesso a algumas mudanças feitas neste exame, então como a autora Torres fala em seu texto, é necessário refletir sobre novos meios e métodos de se pensar em educação, acreditamos que ela fale de uma maneira um tanto ampla, mas acaba sendo visto em todos os espaços e meios educativos, incluindo programas do governo, como o próprio ENEM, Prova Brasil, dentre outros. Como TORRES (2001, p.86) ressalta "A única possibilidade de garantir educação para todos é pensar de um outro jeito[...]"
Constatamos ainda que os conteúdos e as formas de algumas questões precisariam ser repensadas e remodeladas, de acordo com a realidade da educação no Brasil.
Na nossa visão de cidadão responsável os professores têm que preparar seus alunos, e como futuros professores, faremos o possível para que eles tenham um bom desempenho em nossa disciplina, como por exemplo : Hoje o professor de Matemática é responsável por 45 questões do Enem o que faz nosso trabalho uma responsabilidade maior.
“A educação passa a ser fundamental para a formação de trabalhadores
...