Expressão Politica
Seminário: Expressão Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sl.jessyka • 21/11/2014 • Seminário • 778 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
Ao falarmos de expressão politica da educação em enfermagem, não podemos deixar de citar da ABEn – Nacional, que sempre esteve presente na educação, profissionalização, sempre buscando condições melhores para aprendizagem e capacitação. Nos dias de hoje ela vem inserindo projetos políticos-pedagógico, sistema de avaliação institucional, estágio de atividades curriculares, tecnologia metodológicas inovadoras, esses projetos vem relatando os desafios da nossa geração com o mesmo impacto como todas as situações históricas.
Em 1920 tivemos os primeiros passos determinantes para o desenvolvimento técnico-científico, ético e político da profissão. Mas somente no final da década de 1970 foi implementado, diante de uma emergente necessidade de preparação profissional para assumir a saúde para todos. Em 2000 fomos considerados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como pedra angular para na estratégia de saúde.
Os enfermeiros tiveram um papel importante na reforma sanitária no Brasil, surgiu espaços no congresso Brasileiro de Enfermagem, reuniões das escolas e cursos de Comitês de Educação. Foi importante para nossa categoria a concepção critica criando oportunidades, concretas , de construção de uma nova consciência intelectual e moral de enfermagem.
A ABEn foi abrindo caminhos organizativos, assumindo consequentemente a liderança dessa área aonde o intuito era saúde um bem público, em 1986 ocorreu uma reestruturação do ensino de enfermagem, contando com participação de enfermeiros docentes e discentes.
Ocorreram 10 edições do SENADEn citados no texto cada um teve um assunto tratado no 1º SENADEn, foi para propor transformações de estratégias para o aperfeiçoamento do processo de ensino de enfermagem incentivando as escolas e seus atores para emancipação; 2º SENADEn, reforçou a preocupação da ABEn com o estabelecimento das diretrizes para educação e viram que houve pouco avanço das articulações dos três níveis de ensino e a permanência da formação alicerçada no modelo biomédico/tecnicista dificultando o trabalho coletivo e a capacidade de investir; 3º SENADEn colocaram em discursão a Lei de no 9.394/96 e viram que precisava de uma reformulação nas propostas, uma ampliação dos conceitos e mudanças estruturais que fizessem retroceder aos princípios neoliberais; 4º SENADEn refletiram a disputa de projetos internos existente na ABEn que em alguns momentos houverem avanços outrora até retrocessos; 5º SENADEn fora discutido quatro pilares do processo da pedagogia para o século XXI: saber, saber fazer, saber ser e saber conviver, que envolve uma visão de mundo e concepção sobre a educação; 6º SENADEn volta-se a discutir a capacitação do docente e também a uma marcante posicionamento do sentido crítico e as fases que estavam na agenda nacional como o Sistema de Avaliação Institucional/MEC-INEP, a proposta de formação do tecnólogo em enfermagem e o investimento do Sistema COFEN-CORENs em relação a obrigatoriedade do Exame de Ordem em Enfermagem; 7º SENADEn pede sinergia de todos para superar os falsos conceitos divididos e para compreensão da realidade de forma concreta, não fragmentada; 8º SENADEn inovou os métodos de abordagem da questão do ensino prático, reconheceu o Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnologia junto com a ABEn, contribui com a criação da Lei Orgânica da Educação
...