FMEA
Tese: FMEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karensilva • 31/5/2013 • Tese • 4.077 Palavras (17 Páginas) • 653 Visualizações
Sumário
Introdução 4
FMEA 5
O História do FMEA 5
O FMEA 5
DFMEA (Analise de Modo e Efeito de Falha de Projeto) 6
PFMEA (Analise de Modo e Efeito de Falha de Processo) 6
Como elaborar um FMEA 7
DFMEA elaboração 7
Item 7
Função 7
Requisitos 7
Modo de Falha 7
Efeito da Falha 8
Severidade 8
Classificação 8
Mecanismo de Causa Potencial de Modo de Falha 8
Mecanismo Potencial de Modo de Falha 8
Efeito da Falha 8
Ocorrência 8
Controle Atuais de Projeto 9
Controle Atuais de Prevenção 9
Controle Atuais de Detecção 9
Detecção 9
Número de Propriedade de Risco 9
Ação Recomendada 9
Responsabilidade e Data de Conclusão Pretendida 9
Resultado da Ação 10
Ação Executada e data de Conclusão 10
Severidade, Ocorrência, Detecção e NPR 10
PFMEA elaboração 10
Item 10
Função 10
Modo de Falha 10
Efeito da Falha 11
Severidade 11
Classificação 11
Causa Potencial de Modo de Falha 11
Ocorrência 11
Controle Atuais de Processo 11
Controle Atuais de Prevenção 11
Controle Atuais de Detecção 12
Detecção 12
Número de Propriedade de Risco 12
Ação Recomendada 12
Responsabilidade e Data de Conclusão Pretendida 12
Resultado da Ação 12
Ação Executada e data de Conclusão 12
Severidade, Ocorrência, Detecção e NPR 12
Conclusão 13
Anexo A – Tabela de Severidade DFMEA 14
Anexo B – Tabela de Ocorrência DFMEA 15
Anexo C – Tabela de Detecção DFMEA 16
Anexo D – Tabela de Severidade PFMEA 17
Anexo E – Tabela de Ocorrência PFMEA 18
Anexo F – Tabela de Detecção PFMEA 19
Anexo G – DFMEA Modelo 20
Anexo H – PFMEA Modelo 21
Anexo I – PFMEA Preenchido (Fornecido pela EMBRAER) 22
Referencias bibliográficas 23
Introdução
Neste trabalho abordaremos o conteúdo de maneira a entender o funcionamento do FMEA, ao que se aplica e quais tipos de problemas são importantes à serem abordados.
O FMEA é uma metodologia analítica que foi elaborada para obtermos a confiabilidade do produto, ou seja, para que possamos garantir que o produto final esteja dentro dos parâmetros requisitado pelo cliente. Seria importante fazer um DFMEA (seção de Projeto) no qual é aplicado logo no inicio do projeto, pois analisaríamos suas possíveis falhas ao processo produtivo. O PFMEA (seção de Desenvolvimento) deveria ser aplicado antes de se desenvolver e adquirir o ferramental na fabricação do produto.
Esta ferramenta é elaborada por uma equipe multidisciplinar, com membros de diferentes especialidades, pois os resultados alcançam uma confiabilidade ainda maior.
De acordo com o preenchimento do documento haverá notas a serem atribuídas que varia de 1 à 10. A nota dada ao FMEA irá classificar os itens inseridos dentro da mesma, direcionando criticidade ou não, de forma a acrescentar ações para corrigi-las.
FMEA
História do FMEA
O FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) foi criado para utilização em operações militares. A ferramenta surgiu em meados de 1949, nos EUA. Na época, recebeu o nome de Procedures for Performing a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis. Seu propósito na época era ser utilizado como técnica para avaliação de confiabilidade sobre sistemas e falhas em equipamentos.
A NASA, em meados 1960, passou a utiliza-la como método de analise preventivo para projetos. Posteriormente, a Ford em 1972, introduziu o seu uso na indústria automotiva, difundindo-a na indústria por meio da Norma Q 101. Atualmente faz parte da lista de documentos exigidos pela norma ISO/TS 16949:2002 aplicadas à fornecedores de montadoras. Pode ser encontrado dentro da pasta APQP, o DFMEA (Analise de Modo e Efeito de Falha de Projeto) e o PFMEA (Analise de Modo e Efeito de Falha de Processo).
O FMEA
A sigla originária do inglês FMEA significa Failure Mode and Effects Analysis; a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a traduz como Análise de Modo e Efeitos de Falha. Ainda de acordo com a ABNT, o FMEA é um método que utiliza variáveis qualitativas para realizar uma análise dos possíveis modos de falha que podem originar-se em componentes e gerar um efeito sobre a função de todo o conjunto. Garantindo sua confiabilidade no sistema como um todo, um FMEA bem elaborado e aplicado ao sistema sem exceções às falhas são mais difícil de acontecer.
Com a utilização do FMEA é possível antever algumas falhas sistêmicas de nível crítico ao mais “leve”, assim como seu efeito sobre o conjunto. Portanto, a ferramenta cria a possibilidade de se minimizar as falhas potenciais
...