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FORMULÁRIOS PRIMÁRIOS DE VIDA RELIGIOSA: UM DEFINIÇÃO DA RELIGIÃO NA MODERNIDADE

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Por:   •  18/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

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AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA: UMA

DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO NA MODERNIDADE

Cléber do Nascimento*

RESUMO

Este artigo tem por finalidade fazer uma explanação da obra As formas elementares da

vida religiosa de Émile Durkheim que em 2012 completou 100 anos de sua primeira

publicação. Será apresentado inicialmente o método que o autor usa para chegar até a

definição do fenômeno religioso, os motivos que levaram o autor a escolher as sociedades

mais primitivas para desenvolver seu estudo sobre a religião, a busca por algo que seja

comum a todas as religiões, o sagrado e o profano como elemento essencial das religiões, e a

função que ele atribui a religião dentro da sociedade. A forma como a religião é percebida

pelos fiéis, e por fim será abordado o papel da religião na sociedade moderna e como ela se

mantém viva mesmo com a evolução de ciência por vezes questionando muitos dogmas

religiosos.

INTRODUÇÃO

As formas elementares da vida religiosa foi uma obra escrita por Émile Durkheim em

1912, recentemente completou 100 anos de sua primeira publicação. Nesta obra o autor busca

a definição de religião num contexto mundial, o que é religião de uma maneira geral busca

aquilo que é comum a todas as religiões e sua função em cada uma destas sociedades. Neste

artigo será tratado o conceito e a função da religião apresentados por Durkheim, as formas

como a religião é vista pelos fieis.

_______________________

* Acadêmico do 2° semestre de Ciências Sociais (UFSM), E‐mail: klebernascimento21@hotmail.com

A busca pela natureza do fenômeno religioso

O fenômeno religioso é um mistério que filósofos buscam entender desde os primeiros

tempos, as explicações são muitas, cada religião busca legitimar sua crença de uma forma

diferente, apresenta seus ritos de maneira distinta, as crenças se fundamentam em deuses,

animais, plantas, astros, enfim, variam conforme a religião. O objetivo de Durkheim é

encontrar aquilo que é comum a todas as religiões, que em qualquer parte, apesar da

diversidade de formas que se desenvolveram tem sempre o mesmo objetivo e a mesma

função. Para isso ele propôs-se a estudar a religião mais primitiva e mais simples até então

conhecida, para que possa através do estudo desta entender a natureza religiosa dos homens.

Por que Durkheim escolheu estudar as religiões mais primitivas? Segundo ele por que

elas constituem casos privilegiados por serem casos simples e não terem sido tocadas ainda

por homens ditos “sábios” para explicarem seus atos, pois com o passar do tempo e o

desenvolvimento das sociedades, as religiões vão se adaptando e muitos de seus elementos

são perdidos ou sofrem modificações bruscas, tornando assim a distância entre a verdade

aceita e a verdade efetiva mais considerável do que nas religiões primitivas (DURKHEIM,

1996). Assim como nas religiões mais complexas, as religiões primitivas tem o mesmo papel

na sua sociedade e dependem das mesmas causas para existirem. Frente a isto, o autor julgou

necessário fazer um estudo através da história, para ver como as religiões mais desenvolvidas

se compuseram e viu que só as primitivas o permitiriam ver os elementos constitutivos da

religião nascendo e assim determinar as causas que o fizeram aparecer. Esta volta ao passado

em tempo real, em virtude de se estudar uma sociedade não tão desenvolvida é que lá o fato

religioso traz mais visível os traços de suas origens e por isso as causas são mais facilmente

observáveis, mas é importante ressaltar que a intenção não é a partir do estudo das religiões

primitivas estabelecer uma ordem evolutiva para as demais religiões.

Durkheim na busca pela natureza do fenômeno religioso faz uma análise de todos os

fatos que possivelmente geraram os sistemas religiosos, buscando encontrar algo comum a

todos, sem excluir nenhum até então conhecido, os do presente e do passado, dos mais

primitivos aos mais evoluídos, porque todos à sua maneira, representam o homem. Primeiro

ele confronta a origem do fenômeno religioso à ideia de sobrenatural, seria a religião tudo

aquilo que a ciência não consegue explicar, depois à ideia de divindades, que só poderia

existir religião se houvessem crença em seres espirituais, mas ele refuta ambas as ideias

baseado no princípio de que, as religiões explicam o que é regular e constante, e não o

excepcional e anormal, e que, a crença em divindades não é encontrada em todos os ritos e

crenças.

Após refutada a ideia de sobrenatural e de divindades, temos a definição do que

Durkheim entende por fenômenos religiosos “Os fenômenos religiosos classificam-se

naturalmente em duas categorias fundamentais: as crenças e os ritos.”( DURKHEIM,

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