FRALDA E LIVROS
Dissertações: FRALDA E LIVROS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: havenaaraujo • 13/12/2013 • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 394 Visualizações
PROJETO FRALDAS E LIVROS
CONTRIBUIÇÃO DO CONTAR HISTÓRIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
RESUMO
.Este artigo apresenta ao grupo de Trabalho Ensino da Educação Infantil no formato de pôster traz o relato e estrutura do projeto contos e histórias desenvolvido no município de Nova Olímpia - MT, nas dependências do SESI – Indústria do Conhecimento.
O trabalho tem como foco demonstrar a importância para o crescimento e desenvolvimento da criança, através do conto e reconto de histórias, valendo-se de espaço diferenciado existente no município como exempla a Biblioteca SESI.
No projeto relato os resultados dos atendimentos em números e desenvolvimento cognitivo.
No trabalho são desenvolvidas atividades de leituras, rodas e contação de histórias com fantoches, com crianças a partir de 0 a 07 anos de idades.
Palavras chaves: Leitura. História. Contos. Biblioteca. SESI.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Email: chismari2012@hotmail.com
PROJETO FRALDAS E LIVROS
“As crianças deveriam freqüentar a biblioteca desde cedo, iniciando um contato agradável com os livros ilustrados mesmo antes da matricula escolar. Poderiam se portar na biblioteca como quisessem ficar sentados ou deitados, isto é, na posição que preferissem: importaria apenas o hábito que começa com o manuseio do livro que se inicia”.
Sandroni, Machado, 1986, p-31
O projeto “Fraldas e livros: desenvolvido no município de Nova Olímpia teve seu início em março de 2013. Nele são desenvolvidas atividades de leitura, rodas de leitura e cotação de histórias com crianças a partir de um ano de idade.
O projeto atende escolas do município escola de Educação Infantil e Creche municipal e projetos sociais: CRÁS, da Secretaria de Ação Social.
A implantação no município veio com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, SESI Indústria do Conhecimento e Usinas Itamarati, parceiros que contribuem constantemente com o desenvolvimento da educação e do social no município.
O projeto veio justamente para integrar e despertar nos pequenos leitores o verdadeiro prazer da leitura, lembrando que:
- Quando a criança aprende a gostar de ouvir historias contadas ou lidas, elas adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.
Na Educação Infantil, são fundamentais os recursos utilizados pelo contador de histórias, para fazer com que as crianças mergulhem no mundo imaginário de forma prazerosa.
Inventar, ler e contar histórias é tarefas importantes nas creches e pré-escolas. A narrativa para crianças pequenas envolve todas as oportunidades de interação que acriança tem com seu mundo imaginário. (COSTA; MELLO; SILVA, 2006, p. 91).
Como pedagoga acredito que criar um projeto de contos e recontos é fundamental para o desenvolvimento da criança, contar história e um ofício antigo da humanidade encontrado em toda parte do mundo.
O homem utiliza a palavra como fonte de magia que produz som e surpresa a todos passando assim conhecimentos a todos os seres humanos.
CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO
O projeto desenvolvido trabalha com a etapas da educação infantil, atendendo em horários alternados e agendados pelas escolas e projetos sociais. O município fornece ônibus para o deslocamento destes até a biblioteca (ida e volta). Entre as ações do projeto estão relacionados às visitas as escolas e projetos com os livros e jogos lúdicos de leitura e fantoches, com entrega de gibi do sesinho.
São diversas as atividades desenvolvidas na biblioteca, dentre elas podemos relacionar: roda de leitura e cotação de histórias através de fantoches, brincadeiras de leitura e divulgação da importância da leitura para a vida acadêmica destes alunos.
O homem utiliza a palavra como fonte de magia que produz som e surpresa a todos passando assim conhecimentos a todos os seres humanos.
Acredito que a literatura seja ela escrita ou contada tem a responsabilidade desde a primeira infância divertir e principalmente formar na criança uma consciência de mundo. Baseado nessa tese nasce o projeto Fraldas e Livros, com o objetivo de despertar na criança o gosto pela história, incentivar assim o conto de historias nas famílias nas escolas e em outros espaços como nas bibliotecas. O despertar o gosto do aluno pela leitura e por contar histórias desde a primeira infância mostra para o professor que temos outros meios de incentivo para seus alunos. “O caminho para a leitura começa na infância quando as crianças passam a gostar de palavras e de ouvir histórias, alem de animarem-se ao contar momentos de suas vidas para pessoas próximas.” Dixxom (2003)”.
Conforme afirma Abramovich
...