FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE LOGÍSTICA
Por: elaine10cristina • 10/12/2016 • Trabalho acadêmico • 3.671 Palavras (15 Páginas) • 694 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
superior de tecnologia em Logística
ademar pereira da silva
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE LOGÍSTICA
[pic 3]
Brasília/2015
[pic 4]ADEMAR PEREIRA DA SILVA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE LOGÍSTICA
Trabalho apresentado ao Curso Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos da Administração e Economia, Sistemas de Informação, Ética, Política e Sociedade e Empreendedorismo.
Prof. (s) Adriano Alves e Regina Malassise, Merris Mozer, Claudiane Balan e Luis Claudio Perini.
[pic 5]Brasília/2015
[pic 6]sumÁRIO[pic 7]
INTRODUÇÃO
A logística se caracteriza como um novo campo de gestão integrada, comparativamente com as tradicionais finanças, marketing e produção e as empresas têm se engajado continuamente nas atividades de movimentação e armazenamento. O planejamento logístico busca, de um lado, otimizar as atividades da empresa de forma a gerar retorno através de uma melhoria no nível de serviço a ser oferecido ao cliente e, de outro lado, prover a empresa de condições para competir no mercado, por exemplo, através da redução dos custos.
De acordo com Christopher (2001), a logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e a armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas), por meio da organização e de seus canais de marketing, de modo a maximizar, pelo atendimento dos pedidos a baixo custo, a lucratividade presente e futura.
Dessa forma, o presente trabalho foi elaborado a fim de estabelecer parâmetros básicos de compreensão da abrangência da logística na construção do planejamento de uma empresa. Para isso, buscou compreender as noções dos princípios administrativos defendidos por Taylor e sua influência nas organizações contemporâneas, diferenciando-os da teoria burocrática defendida por Max Weber.
Para compreender o funcionamento de uma organização, procurou estabelecer a influência das principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico. Para isso, o papel da informação nas organizações segundo os teóricos e a importância da aplicação de um ERP nas empresas de forma que as mesmas atinjam os seus objetivos;
Também é apresentado a importância do estabelecimento de padrões éticos para que sejam aplicáveis no contexto prático do mercado econômico, social e político. Por isso, procura demonstrar como os reveses e distorções sociais fazem parecer normal atitudes condenáveis no campo da ética seja aceitável no cotidiano de uma organização.
Destacando a importância do empreendedorismo, construiu um perfil ressaltando as principais características e diferenças entre empreendedor, administrador e intraempreendedor.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
A Administração Científica foi a primeira escola do pensamento administrativo e teve seu principal nome Frederick W. Taylor. Sua origem veio a partir das consequências geradas pela revolução industrial, com a necessidade de desenvolver a forma de como as organizações atuavam em função de seus resultados.
Com o crescimento acelerado do consumo e grande desorganização das empresas, a administração de Taylor surgiu como uma fórmula de aumentar a eficiência e a competitividade das organizações.
Taylor focou nas funções e nas ações, sendo conhecido pela objetivação e pela racionalização do trabalho no nível operacional, o seu foco estava nos resultados. Com este foco o processo produtivo evoluiu, os resultados econômicos das empresas foram ampliados, mas as pessoas foram desconsideradas, o trabalho tornou-se automático e as empresas a ser campos fechados sem considerar as variáveis externas do mercado.
As principais contribuições de Taylor para as organizações contemporâneas foram: divisão do trabalho, eficiência operacional, ausência de desperdícios, especialização das tarefas, tarefas repetitivas, seleção e treinamento.
Os modelos significativos de seu enfoque da administração científica são encontrados em numerosas fábricas, organização de varejo e escritórios, considerando por exemplo as cadeias de refeições rápidas que servem hamburguês, pizzas e outros produtos altamente padronizados. Aqui o trabalho é frequentemente organizado nos mínimos detalhes a partir do seu planejamento que analisa o processo total de produção, encontrando os procedimentos mais eficientes, alocando-os então sob forma de tarefas especializadas, as pessoas são treinadas para desempenhá-las de maneira precisa.
Para Max Weber, percussor da teoria burocrática, a burocracia está ligada com: um forte sistema de normas, regras claras e rígidas, divisão do trabalho em função de resultados, impessoalidade e forte individualização departamental, formalização de princípios e ações testadas e profissionalismo com foco na maximização de resultados.
Então com esses conceitos sólidos a burocracia passou a normatizar e orientar as ações também no tocante as organizações privadas, de maneira que os resultados, principalmente econômicos fossem atingidos.
1.1. Principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico
As principais variáveis macroeconômicas são: políticas, econômicas, culturais, sociais, tecnológicas e demográficas – integrantes do ambiente externo – influenciam o ambiente interno das organizações, acarretando assim uma dinâmica empresarial.
1.2. Variáveis Externas
São mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento.
...