FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Por: julianesm36 • 6/3/2017 • Resenha • 651 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Entende-se por sustentabilidade, a forma de utilizar recursos do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações (Boff,2016).
As distintas dimensões do conceito de Desenvolvimento Sustentável além de identificar o que deve ser sustentado, determina a quem se destina e para que se necessita da sustentabilidade (BESKOW, 2013). Abaixo, podemos destacar as principais dimensões da sustentabilidade:
* Sustentabilidade Social: relacionado com educação, habitação, saúde e segurança, busca a construção de um crescimento estável, reduzindo as desigualdades sociais com a distribuição de renda justa.
* Sustentabilidade Política: estabelece o acesso universal aos direitos fundamentais, como o direito de participação, expressão, associação, locomoção, informações e outros, indispensáveis ao desenvolvimento pessoal e coletivo.
* Sustentabilidade Ecológica:compreende a proteção dos recursos naturais na produção de recursos renováveis; propõe o ecossistema produzindo o mínimo de destruição, permitindo que a natureza encontre novos equilíbrios de recomposição.uso de; limitação do consumo de combustíveis fosseis; conservação e reciclagem; autolimitação do consumo material;
* Sustentabilidade Cultural: preservação e equilíbrio entre tradição e inovação à cultura de cada local.
* Sustentabilidade Econômica: busca o equilíbrio econômico de toda a sociedade, garantia de produção alimentar e acesso por parte de todos os cidadãos.
As discussões acerca do desenvolvimento sustentável tiveram o marco inicial na década de 60, quando foi lançado o livro “Primavera Silenciosa” pela escritora inglesa Rachel Carson, que começava uma enorme polêmica sobre o uso de pesticidas na agricultura. O DDT é um agrotóxico que foi bastante utilizado na época e o livro desvendava quais eram as relações do produto com surgimentos de câncer na população.
Mundialmente, o grande avanço da sustentabilidade ocorreu em 1972, na Conferência de Estocolmo, o primeiro grande encontro internacional para a discussão dos problemas ambientais, mostrando ao mundo que existia uma questão ambiental e que estávamos vivendo uma crise no planeta. Outro marco importante aconteceu em 1973, lançado pelo canadense
Maurice Strong, o conceito de ecodesenvolvimento, que propõe um esforço para que cada região valorize seus recursos locais para a satisfação das necessidades da população. Em 1987 houve a elaboração do relatório “Nosso Futuro Comum”, o criador do conceito Desenvolvimento Sustentável.
Na reunião conhecida como Rio 92, realizada no Rio de Janeiro, foi marcada a fim de debater os problemas do aquecimento global e ocasionou no Protocolo de Kyoto. Outro acontecimento bastante importante foi a Rio+20, que buscou agrupar as questões de desenvolvimento sustentável e a economia verde dentro do cenário econômico atual. Mas, infelizmente o resultado dessa conferência não foi como o esperado, devido os diferentes interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Segundo Serrão; Almeida e Carestiato (2012, p.19) a sustentabilidade passou a ser um componente essencial de
...