FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
Dissertações: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chandelier • 6/8/2014 • 5.680 Palavras (23 Páginas) • 1.505 Visualizações
MÓDULO:
FUNDAMENTOS E MÉTODOS
DE ALFABETIZAÇÃO – 80h
UNIDADE 1
HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Quais as primeiras manifestações da escrita? E onde o homem as registrou?
A primeira forma de comunicação foi através de gestos, mantendo, porém, estreitas relações com a fala. As primeiras formas de grafismo foram constituídas por séries de traços, distantes umas das outras o homem registrou as primeiras escritas, grafadas no osso e na pedra o que leva à hipótese do uso dessas grafias para acompanhar o recitado verbal ritmado.
2. Justifique a citação de Feil (1983 p.90) “A escrita é um sistema convencional utilizado por homens com a finalidade de se comunicar entre si, registrar suas descobertas, sua história, suas ideias e pensamentos”
A linguagem escrita torna-se o principal elemento que une gerações, povos, sociedades. Ainda hoje, a maioria da população mundial não tem acesso à leitura e a escrita a ponto de aproveitar-se dela para ampliar seu conhecimento e cultura. Através da escrita o homem se comunica e registram suas idéias, pensamentos o que lhe proporciona conhecimento.
3. Defina o que você entende por gestos e complemente caracterizando a evolução do grafismo.
O gesto é o signo visual que contém a futura escrita da criança (...) os gestos são a escrita no ar e os signos escritos são freqüentemente simples gestos que foram fixados. A evolução do grafismo, desde as formas mais primitivas até os sistemas alfabéticos teria passado por três grandes etapas: a primeira é a ideográfica, com sistemas de grafismos simples e abstratos que acompanhavam os recitados orais; a segunda é a pictográfica, com sistemas de figuras simbólicas com temáticas mitológicas que nos referem à atividade discursiva; a terceira é a do grafismo linear, cujas origens se situam na confluência das duas anteriores.
4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização.
O primeiro é identificar a leitura como a decifração de um texto;
O segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo.
5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.
A aquisição da escrita insere-se, portanto, na história da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel; da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar.
Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.
1. Pesquise na internet e registre o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos.
Pintura rupestre significa pintura feita pelos "homens das cavernas" em suas "casas".
Pictogramas desenho ou signo de uma escrita pictográfica.
Desenho esquemático normalizado, destinado a significar, especialmente, em locais públicos, certas indicações simples (p. ex., direção da saída, interdição de fumar, localização dos banheiros públicos etc.).
Escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. Hieróglifos tipo de escrita pictórica. A palavra geralmente se refere à antiga escrita do Egito, mas é também usada para designar a escrita dos astecas e de outros grupos indígenas primitivos americanos. A palavra grega hieróglifo significa entalhe sagrado ou sacerdotal. Os gregos acreditavam que apenas os sacerdotes egípcios compreendiam e valiam-se desse sistema de escrita. Pensava que os hieróglifos representavam alguma sabedoria secreta, mágica e que se precisava compreender o seu significado mágico para entender a escrita que o representava.
2. Liste cinco tópicos que você considera mais importantes como marcas da evolução da linguagem escrita.
Códigos, desenhos, gestos
3. Faça uma síntese dos principais atos do Brasil para tentar amenizar a questão do analfabetismo.
A sociedade brasileira segue os passos internacionais, mas de maneira mais lenta. Várias campanhas, com grande conotação política, ligadas à igreja e aos movimentos populares surgem no Brasil em prol da alfabetização, na década de 60.
4. Dê sua opinião sobre porque o homem necessita tanto da escrita.
O ato de ler ganhos novos significados, enraizando definitivamente, quer seja através de papiros, panfletos, livros, revistas, jornais, entre outros. O mundo letrado avança e passa a representar grandes progressos para o homem, permitindo a absorção de novos conhecimentos, tomada de consciência de seus valores, direitos e deveres, permitindo a sua inserção no mundo ainda mais dinâmico e globalizado.
5. Qual a importância do rabiscar e do desenho para a criança?
Qualquer desenho ou rabisco pode significar, na fantasia criadora da criança, qualquer coisa, sendo um meio de expressão-comunicação com os outros, desde que estes captem e assumam essa fantasia. Na criança, a relação entre a atividade gráfica e a fala evolui no sentido progressivo. No começo, a criança desenha ou rabisca e depois diz o que fez anteriormente. Em seguida, ela diz primeiro o que vai desenhar ou rabiscar.
6. Como você define o que é ler e compreender?
Ler é transmitir sentido no que se escreve. Para ler e compreender um texto é necessário criar uma relação entre o leitor e o texto. E essa relação tende a ser prazerosa se for estimulada, desde cedo, uma interação produtiva, com processos lúdicos, criativos e voltados para o mundo do leitor em questão.
UNIDADE 2
PRESSUPOSTOS
...