FURNACES ROTATIVOS
Resenha: FURNACES ROTATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreon • 2/12/2014 • Resenha • 831 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
• FORNOS ROTATIVOS
Os fornos rotativos podem ser aquecidos por combustível ou eletricamente aquecidos.
Aquecidos por combustível
Consistem essencialmente em uma carcaça de aço, cilíndricas, revestidas de material refratário e capaz de girar em torno de seu eixo. A carcaça é geralmente aberta nos dois extremos onde também se localizam os queima dores de um lado, e a exaustão de gases do outro. É em torno desse eixo que o forno pode girar, sempre no mesmo sentido, ou alternadamente num sentido e no outro.
APLICAÇÕES:
Pode ser usada para a fusão de bronzes e latões, a capacidade variando geralmente de 50 até 2000 kg.
A fusão poderá se processar em condições oxidantes, neutras ou redutoras, conforme conveniências. É muito grande o perigo de oxidação e de contaminação por gases, o que exige cuidados a técnica de fusão.
Forno rotativo de alta temperatura
Aquecidos eletricamente
Os fornos rotativos eletricamente aquecidos se subdividem em:
- Fornos rotativos aquecidos por arco elétrico;
- Fornos rotativos aquecidos por resistência elétrica.
Por arco elétrico:
Nos fornos rotatórios o arco elétrico é indireto, e o forno é monofásico. Seu movimento rotatório não é contínuo, é oscilante.
APLICAÇÕES:
É muito usado para a liga de monel e liga de cobre. Sua capacidade pode variar de alguns quilos até algumas toneladas
Por resistência elétrica:
O forno por resistência elétrica é um forno pouco utilizado. Seu movimento poderá ser rotatório ou oscilante.
APLICAÇÕES:
O calor necessário é fornecido pelo aquecimento de um elemento de carbono que se estende de uma extremidade a outra do forno.
• FORNO POR INDUÇÃO COM NÚCLEO
Os fornos por indução com núcleo, são hoje em dia preferidos para a fusão de metais não ferrosos, embora também se apliquem a fusão de ferro fundido.
Funcionam em freqüência de linha e a bobina é envolvida sobre um núcleo de aço laminado fechado, do tipo utilizado em transformadores. O conjunto por sua vez envolvido em uma camada refratária, formando ao seu redor um anel de metal líquido após a fusão do banho de forno.
APLICAÇÕES:
Fornos de indução de baixa freqüência com núcleo e canal líquido são construídos para capacidades diversas, segundo o tipo de metal a fundir Esses fornos quando utilizados para ligas leves tem as suas capacidades a cerca da metade para potência da mesma ordem de grandeza. Variando o consumo de energia de 420 a 500 KWh/t, segundo o tamanho do forno. Quando utilizados para ferro, as capacidades do forno e as potências utilizadas são da mesma ordem das ligas de cobre, porém o consumo de energia se eleva a 430 a 500 KWh/t.
...