Pastoreio Rotativo
Dissertações: Pastoreio Rotativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leleyyy • 9/10/2014 • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 437 Visualizações
PASTOREIO ROTATIVO
O período de repouso necessário varia com a estação do ano, as condições climáticas e a fertilidade do solo e demais condições ambientais.
O tempo de repouso não são iguais durante todo o ano, havendo períodos de crescimento acelerado e outros de crescimento lento ou quase nulo. No sul do país, o que mais causa o baixo crescimento das pastagens são as baixas temperaturas registradas no outono e inverno. Já na região Centro-Oeste, a causa reside no longo período de estiagem, e no conseqüente déficit hídrico. Em média, os piquetes de um sistema de Pastoreio Racional Voisin são ocupados de seis a oito vezes, durante o ano, em qualquer das regiões do Brasil. Nos períodos mais favoráveis do ano, os piquetes chegam a ser usados com intervalos entre pastejos, de 28 a 35 dias. Por outro lado, nos períodos críticos, esse intervalo pode chegar a 120 dias. A boa condução do Pastoreio Racional vai depender de decisões acertadas no gerenciamento dessas variáveis.
UM PRINCÍPIO GERAL DOMINA AS LEIS DO PASTOREIO ROTATIVO
“Devemos proteger e auxiliar o pasto no seu crescimento, e devemos auxiliar o animal em sua colheita de pasto.” (MELADO, 2004) Segundo FILHO (2007) o método de pastejo Voisin não é recomendado para as nossas pastagens tropicais porque está fundamentado em apenas explorar as reservas orgânicas e por isso não funciona com capins tropicais, devido à fisiologia dos capins tropicais e também porque não há reposição da fertilidade do solo. As pesquisas mais recentes demonstram que as reservas orgânicas não é o mais importante para a rebrota da pastagem, isto é, outros parâmetros são mais importantes como resíduo de área foliar e nível de fertilidade do solo.
1 - PASTEJO EM FAIXAS
SMETHAM (1995) & MELADO (2OO3) afirmam que o método de pastejo em faixas, também denominado de pastejo racionado, e caracterizado pelo acesso dos animais a uma área limitada ainda não pastejada. Neste método o manejo e conduzido com o auxilio de duas cercas elétricas, de fácil remoção, de tal forma que a cerca de trás impede o retorno dos animais as áreas pastejadas anteriormente. O tamanho da área de cada faixa e calculado para fornecer os animais a quantidade de volumosos de que necessitam por dia . Este tipo de exploração e recomendado para animais leiteiros de produção elevada, devendo ser utilizadas forrageiras que apresentem elevado valor nutritivo. (SMETHAM,1995).
2 – PASTEJO ROTACIONADO COM DOIS GRUPOS DE ANIMAIS
Dentre as modalidades de pastejo rotativo, o método de pastejo primeiro -último, também conhecido como método da pastejo com dois grupos de animais ou ainda como método de pastejo lideres - seguidores (despontadores - rapadores) é um procedimento vantajoso quando se dispõe de animais de diferentes categorias e que apresentem diferenças na capacidade de resposta a forragem de alta qualidade. (SMETHAM,1995)
Segundo SMETHAM (1995) & MELADO (2OO3) os animais que respondem mais as melhores condições de qualidade de forragem pastejam na frente, constituindo o primeiro grupo, ou grupo de desponte. A alta disponibilidade inicial de forragem permite pastejo seletivo e alta ingestão, de nutriente, o que resulta em maior produção animal. Os animais de desponte pastejam por dois a três dias, consumindo a forragem de melhor qualidade e, a seguir, passam para outro piquete cedendo lugar ao segundo grupo de animais, denominado grupo de rapadores, que são obrigados a consumir o que sobrou.
3 - "CREEP GRAZING"
Este método permite que bezerros jovens ou cordeiros passem através de uma abertura na cerca para uma pequena área contendo forragem de melhor qualidade do que aquela onde as mães são mantidas. (SMETHAM, 1995) O sistema não exige gastos elevados haja vista que requer somente a formação da área com forrageiras de alta qualidade (milheto, alfafa etc.) para os animais jovens e as despesas adicionais para cercá-la. Como regra o ganho/bezerro aumenta e a condição da vaca é melhorada. (MELADO, 2OO3)
4 - "CREEP-GRAZING AVANÇADO"
Segundo SMETHAM (1995) & MELADO (2OO3) que o método é semelhante ao anterior, onde alguns animais ou categorias animais, por meio de um dispositivo adequado (meio físico, ex: cerca), tem acesso ao piquete seguinte, sem que outros animais o tenham (passagem preferencial). Isso permite um pastejo seletivo numa baixa condição de competição.
5 - PASTEJO LIMITE
Método que tem como objetivo manter os animais em pastagem de baixa qualidade recebendo ração ou recebendo feno. Porém, permite que tenham acesso
...