Evaporador Rotativo
Exames: Evaporador Rotativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leticiagas • 8/10/2014 • 527 Palavras (3 Páginas) • 514 Visualizações
Normalmente as reações orgânicas são interrompidas com a adição de água ou de soluções aquosas ao meio reacional. Portanto, na extração do produto final com um solvente inevitavelmente algumas gotículas de água serão arrastadas para fase orgânica,pois as substâncias orgânicas e os solventes não são completamente insolúveis em água,e vice-versa.Sendo assim após remover o solvente, a substância desejada ficará contaminada com a água.
Um possível método para a retirada essa pequena quantidade de água seria efetuar uma destilação, onde a água e um solvente apropriado formariam um azeótropo,que destilaria a uma temperatura constante até a retirada completa de água.Porém,esse método seria muito trabalhoso pois seria necessário efetuar a montagem de um sistema de destilação simples.As substâncias utilizadas nesse processo são sais inorgânicos e são denominados agentes secantes.
Normalmente são utilizados como agentes secantes em sua forma anidra os seguintes sais:
Sulfato de sódio :Um sal de fórmula química Na₂SO₄, sendo o sal de sódio do ácido sulfúrico.
Cloreto de cálcio: Composto químico formado por cálcio e cloro. É extremamente solúvel em água e é deliquescente. É um sal que se apresenta no estado sólido à temperatura ambiente e comporta-se como um típico haleto iônico.
Sulfato de magnésio: de nome comum sal de Epsom, é um composto químico que contém magnésio, e cuja fórmula é MgSO₄·7H₂O
e carbonato de potássio: composto químico de fórmula K₂CO₃. É um sal branco, solúvel em água, na qual forma uma solução fortemente alcalina. Pode ser produzido pela reação de absorção de dióxido de carbono pelo hidróxido de potássio
, entre outros.
Quando é utilizado um agente secante o que ocorre na realidade não é uma reação química com a água, e sim a incorporação das moléculas de água no retículo cristalino levando a formação dos respectivos hidratos. Fatores devem ser observados ao escolher-lhos, como a capacidade referente ao número de moles de moléculas de água a que se liga de modo a formar um sal hidratado, a eficiência expressada pela quantidade de água deixada pelo agente secante para trás na fase orgânica e a velocidade a que trabalha.
Após secar a solução, o solvente deve ser removido,possibilitando assim o isolamento do produto da síntese.Uma das maneiras de remover o solvente poderia ser através de uma destilação,entretanto este seria um processo muito demorado,trabalhoso e pouco eficiente.
Um método mais rápido e eficaz envolve o uso de um evaporador rotativo ou rotoevaporador.
O evaporador rotativo consiste num equipamento onde a solução da qual se deseja remover é colocada em um balão de fundo redondo, que ficará em rotação continuamente e pode ser aquecido através de um banho de água,com uma resistência elétrica. blindada.O vapor quente do solvente é condensado em uma serpentina,e recolhido em outro balão.Através de uma trompa de água é possível fazer vácuo no sistema o que levará a um abaixamento de pressão interna e do ponto de ebulição do solvente,acelerando assim o processo de evaporação e remoção extremamente
...