Fabrica de sabao
Por: eldimar santos • 21/4/2016 • Seminário • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
Fabriqueta de sabão Ecológico
ASFAZ
[pic 1]
II ETAPA
Em parceria com empresas e entidades Trimarienses a Asfaz adquiriu equipamentos para a instalação de uma fabriqueta de reciclagem de óleo vegetal, utilizado na produção de sabão ecológico. A Fábrica de Sabão tem capacidade para processar 200 litros de óleo por dia, o que vai gerar a produção de 800 barras de sabão de 200g por dia, em média.
A fabriqueta surgiu da parceria entre a Asfaz, a Prefeitura e empresas tais como: Votorantim Metais, Gerdau, Adetrês (projeto voluntários em ativa), Associação Comercial e outras parcerias que decidiram elaborar um projeto que, ao mesmo tempo, ajudasse famílias da horta comunitária e cuidasse do meio-ambiente.
Atualmente o maior desafio da fábrica é conscientizar as pessoas a doarem o óleo vegetal. “As pessoas não sabem que destino dar ao produto e acabam jogando na pia, sem perceber que apenas um litro de óleo contamina um milhão de litros de água. Contamos com grandes fornecedores, como restaurante GR (terceirizada da Votorantim Metais) e outros restaurantes e mas é importante priorizar o “descarte domiciliar".
Outro desafio da fabriqueta é a doação de embalagens ( garrafas vazias de amaciante, água sanitária, desinfetantes) para o envasamento de sabão líquido, atitude que também irá estimular a reciclagem.
O sabão será comercializado em pacotes com cinco unidades de 200 gramas cada, na forma líquida e também futuramente em pó e pasta, poderá ser encontrado no comércio local e regional em venda direta na fábrica.
A Adetrês juntamente com seus parceiros realizou uma reunião com os representantes da Asfaz e juntos traçamos algumas metas para auxiliar a Fabriqueta na solução das dificuldades.
II FASE PROJETO FÁBRICA DE SABÃO ECOLÓGICO
- PLANO DE NEGÓCIOS
O mercado de materiais de limpeza é um mercado que sofre muito com a economia informal, visto que alguns produtos têm a fórmula no conhecimento da população As fábricas de fundo de quintal proliferam rapidamente no país, como alternativa de geração de renda, e isso implica mais produtos à venda. Mas são poucas que sobrevivem.
Empreender nesse mercado se tornou um desafio: de um lado, as empresas legalizadas, e de outro, um batalhão de informais a cada dia. A produção altamente pulverizada gera uma grande concorrência nesse ramo. Esse é um dos principais entraves ao crescimento dos próprios negócios informais e do mercado de produtos de limpeza, em geral.
Para a comprovação da viabilidade do empreendimento propomos o uso da metodologia proposta por um Plano de Negócios. Plano de Negócios é um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas idéias, transformando-as num negócio. No Plano de Negócios estará registrado o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil dos clientes, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio. Além de ser um ótimo instrumento de apresentação do negócio ,o plano de negócios não tem um caráter estático, mas sim, dinâmico.
B) CAPACITAÇÃO
A fábrica de sabão ecológico precisa capacitar e treinar o grupo produtivo para melhor uso das técnicas de fabricação do sabão nas formas pasta, granulado, líquido e também diferentes usos tais como limpeza pesada, suave. Ainda, a comercialização do produto final, que deverá ser levado a comunidade Local e Regional.
Devem ser capacitados a gerenciar a fabriqueta (compra de materiais, equipamentos e produção do sabão), a fazerem o marketing do produto, promoverem a segurança no manuseio de produtos e equipamentos, pesquisas de satisfação muitas outras atividades que os levem a independência financeira.
METAS PRÉ-ESTABELECIDAS:
Fortalecimento das parcerias existente e estabelecimento de novas parcerias.
Aumentar o recolhimento de óleo comestível usado, estimulando a doação por parte da comunidade.
Recolher embalagens descartáveis para envasamento de sabão líquido.
Melhorias das condições de trabalho dos cooperados
Efetivar a produção e inserir no mercado local o sabão produzido pela fabriqueta.
PLANO DE AÇÃO:
A Adetrês representada pelo seu presidente Sr. Mário Correia de Oliveira em reunião com o representante da Votorantim Metais Sr. João Eudes Pereira levantou algumas demandas para a revitalização da fabriqueta de Sabão Ecológico:
...