TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farinha de acerola na alimentação humana

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  1.967 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Tema: Obtenção da Farinha de Acerola

Nome: Luana Ferreira Mota

Uberlândia/2014

Introdução:

A acerola (Malphigiaemarginata D.C.), pertence à família botânicaMalphigiaceae, conhecida também como cereja das Antilhas é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central e do Norte da América do Sul.  É uma fruta pequena de cor vermelha, parecida com a cereja europeia. Seu sabor é levemente adocicado com um contraste de acidez.

Os nomesMalphigia glabra L., M. punicifolia e M. emarginata D.C, são comumente utilizados para designar a aceroleira. Estudos comprovam que a Malphigia glabra e aMalphigiapunicifolia referem-se a uma mesma espécie, distinta da aceroleira, que produz frutos pequenos, insípídos, e sem muito suco. A IntemationalBoardofPlantGeneticResources (IBPGR), a partir de 1986 adotou então a Malphigiaemarginata D.C., como a aceroleira tal como é conhecida.

 A fruta destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina). Consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geléias, xaropes, licores, doces em caldas entre outras.

A área cultivada no Brasil é estimada em cerca de 10.000 ha, com destaque para a Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco, que juntos detém a 60% da produção nacional. A maior parte dos pomares de acerola é formada com mudas oriundas de sementes. Por isso apresentam grande variabilidade genética quanto à produtividade, porte, arquitetura da copa, rendimento de polpa, cor, sabor, consistência e tamanho do fruto. A casca do caule e dos ramos é levemente rugosa, de cor marrom em ramos jovens e acinzentada no caule e ramos mais velhos. As folhas são simples, inteiras, opostas, de pecíolo curto e forma que varia de oval a elíptica. Folhas e ramos jovens apresentam ligeira pilosidade, que causa irritação na pele.

Possui um arbusto de até 3 metros de altura, seu tronco se ramifica desde a sua base, possui uma copa densa com folhas pequenas de coloração verde-escura e brilhante. Flores dispostas em cachos de coloração rósea a violeta esbranquiçada, são hermafroditas, com cinco pétalas e sua floração é durante o ano todo. Os frutos são drupas tricarpeladas, com peso entre 3 g e 16 g, apresentam a cor verde quando estão imaturas e amarelo-vermelho quando estão maduras.

A aceroleira é uma planta muito rustica, e pode ser plantada tanto em climas tropicais como em climas subtropicais, e necessita de uma pluviosidade entre 1200mm e 1600mm. Essa grande abrangência de áreas em que a aceroleira se desenvolve, ajudou o Brasil a ser o maior produtor, consumidor e exportador de acerola do mundo. A umidade relativa do ar não é um fator limitante para a planta, mas umidade alta associadas com altas temperaturas facilitam a doenças fungicas.

O suco de acerola é uma das formas que mais usamos para utilizar a fruta, pois além de ser rica em vitamina C, o suco também combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite e também as gripes e afecções pulmonares. Mas depois que se tira a polpa da fruta, jogamos todo o bagaço (e nutrientes no lixo), foi pensando nisso que buscamos pesquisar e saber alguma forma de reaproveitar a fruta.

No quadro abaixo, podemos observa o quanto à acerola é mais rica em vitamina C do que outros alimentos:

Medida

Peso

              Alimento

Mg.

1xc.

250g.

Suco de Acerola

3870

2 um.

100g.

Caju

220

1 um.

90g

Goiaba

165

1xc.

250g

Suco de laranja fresco

125

1xc.

60g

Brócolis cozido

120

1xc.

80g

Laranja cortada

95

1/2 xc.

50g

Pimentão vermelho cru

95

1xc.

60g

Ervilha fresca com sua vagem

75

1un.

75g

kiwi

75

1xc.

250g

Suco de lima

70

1xc.

120g

Couve flor cozida

70

1xc.

160g

Melão cataloupe

65

1xc.

100g

Azedinha crua

65

1xc.

190g

Tangerina em gomos

60

A acerola é um fruto tropical de grande potencial econômico e nutricional, devido, principalmente, ao seu alto conteúdo de vitamina C, que associada com os carotenóides e antocianinas presentes destacam este fruto no campo dos alimentos funcionais. Além disso, pode-se destacar, ainda, o seu fácil cultivo, o sabor e aroma agradáveis e a grande capacidade de aproveitamento industrial, que viabiliza a elaboração de vários produtos ao mesmo tempo em que promove a geração de empregos. No entanto, há carências quanto a dados de produção (áreas plantada e colhida) de acerola e comercialização do fruto in natura e de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com