Fatores Interno E Externos
Casos: Fatores Interno E Externos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baiao100 • 19/11/2013 • 597 Palavras (3 Páginas) • 967 Visualizações
FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH
INTERNO
O absenteísmo é a frequência e/ou a duração do tempo perdido quando os empregados não vêm ao trabalho. As causas do absenteísmo foram estudadas intensamente e chegou-se a conclusão que ele é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela motivação para o emprego, além dos fatores internos e externos ao trabalho. Muitas empresas têm investido fortemente em incentivos a presença e desestímulos a ausências ao trabalho.
Na prática, as principais causas do absenteísmo são:
Doença efetivamente comprovada
Doença não comprovada
Razões diversas de caráter familiar
Atrasos involuntários por motivo de força maior
Faltas voluntárias por motivo pessoais
Dificuldade e problema financeiro
Problema de transporte
Baixa motivação para trabalhar
Supervisão precária da chefia
Políticas inadequadas da organização
A rotatividade de pessoal é resultante da entrada de novos funcionários e da saída de outros. Geralmente para que cada empregado que se desliga da empresa outro é admitido. O desligamento pode ser por iniciativa do funcionário ou por iniciativa da organização. No primeiro caso o desligamento pode ocorrer por insatisfação do funcionário com a organização ou pode ocorrer pela visualização de oportunidades mais atrativas em outras empresas. Algumas organizações estão implementando incentivos para que os funcionários se demitam como é o caso do Plano de Demissão Espontânea (PDE). No segundo caso a empresa decide desligar o funcionário. Vários motivos podem contribuir para isso: necessidade de redução da força de trabalho, substituição por outro mais adequado as suas necessidades, etc.
O presenteismo e quando ocorre com muita frequência entre os profissionais. Em outras palavras, é o trabalhador que está doente, mas mesmo assim comparece ao trabalho. “Estas vítimas não faltam, mas apresentam sintomas como dores de cabeça, nas costas, irritação, alergias, entre outros”. Com isso, há a queda de produtividade e prejuízos para a empresa.
Mudanças nos requisitos da força de trabalho
As organizações vivem em um contínuo processo de mudança que afeta profundamente as pessoas que nelas trabalham. Começa a ocorre com muita frequência entre os profissionais. Em outras palavras, é o trabalhador que está doente, mas mesmo assim comparece ao trabalho. “Estas vítimas não faltam, mas apresentam sintomas como dores de cabeça, nas costas, irritação, alergias, entre outros”. Com isso, há a queda de produtividade e prejuízos para a empresa forte mudança, muitos segmentos da força de trabalho estão se tornando deficientes nas novas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Para corrigir essa deficiência são necessários recursos da organização no dimensionamento dos processos de agregar, aplicar,
...