Ficha Destaque Republica Inacabada
Trabalho Escolar: Ficha Destaque Republica Inacabada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinnerech • 18/5/2014 • 674 Palavras (3 Páginas) • 433 Visualizações
FICHA REGISTRO DE DESTAQUES
1 TÍTULOS:
1.1 Genérico: Existe um Pensamento Político Brasileiro?
1.2 Específico: O Pensamento Político
2 OBRA EM FICHAMENTO: FAORO, Raymundo. Existe um Pensamento Político Brasileiro? In: ______; COMPARATO, Fábio Konder (org.). A República Inacabada. São Paulo: Globo, 2007. p. 29-41
3 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: Sintetizar através de ficha de destaques/citações a primeira parte do primeiro capítulo do livro “A República Inacabada” de Raymundo Faoro referente ao tema “O Pensamento Político” estabelecendo dentro deste: Filosofia Política.
4 DESTAQUES:
4.1 Pensamento Político
4.1.1
“Se há um pensamento político brasileiro, há um quadro cultural autônomo, moldado sobre uma realidade social capaz de gerá-lo ou de com ele se soldar. Nesta parte, é oportuna a reflexão, dentro de farta bibliografia, da imitação, da cópia, da importação de paradigmas e de modelos culturais.” (p. 29)
4.1.2
“[...] pensamento político atua, deformando-se, na ideologia. No estado puro, as ideias e representações produzidas pela consciência expressam diretamente a atividade material e o comércio material dos homens [...]” (p. 32)
4.1.2
“Trata-se de um pensamento formulado, que em uma estrutura coerente, explica o contagio das ideologias, que transitam com independência das condições reais e substantivas para outro espaço.” (p. 33)
4.1.3
“Os fins estão no resultado, naquilo que Weber qualificou de ética da responsabilidade, [...], no intercâmbio de ações [...]. Esse pensamento é o pensamento político em estado puro para efeito de definição teórica. Ele atua como saber informulado.” (p. 35)
4.1.4
“A história do pensamento político seria a arena das ideias (sic), em um confronto de paradigmas abstratos, vencendo uns no imperativo de sua coerência e energias internas [...] (KUHN, 1983, pp. 25, 155 a 199). Na verdade, outro é o roteiro do pensamento político: ele não atua pela energia interna, impelido pela verdade ou pela justiça, mas, sem abandono da justiça e da verdade, pela probabilidade de ser incorporado à ação.” (p. 37)
4.1.5
“O pensamento político, entretanto, como ação, como atividade concentrada, não se confunde como exercício de jornadas intelectuais, como exercício retórico. [...] a atividade política vem antes, precedendo as formas do logos.” (p. 37 e 38)
4.1.6
“O pensamento político de cada um não se afirma na forma intelectual, mas na atividade real implícita na ação, ainda que, à margem desta, se afirme outra ideia (sic). [...]. A verdadeira ação, a da sociedade e de cada um, contém-se na política (GRAMSCI, 1966, pp. 14-15).” (p. 39)
4.1.7
“Em certos momentos, o pensamento político se expressa melhor na novela
...