Fichamento Metodologia de Ensino
Por: Robson122 • 4/5/2017 • Resenha • 495 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA ´PÚBLICA
FICHA DE RESUMO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ENSINO
DISCENTE : ALUNO DO CHO B - 2017
DATA DO FICHAMENTO: 01/03/2017
CITAÇÃO DA OBRA: SOUZA, Lourdes Losane Rocha de. e BENTES, Haroldo de Vasconcelos. O processo de formação inicial e continuada dos profissionais de sergurança pública no Brasil: A matriz curricular nacional e sua relação com o contexto social.
RESUMO: Pontos centrais discutido no texto.
O artigo apresenta teorias sobre as orientações curriculares na formação inicial e continuada dos profissionais de segurança pública e as necessidades no contexto social brasileiro.
A divulgação pela mídia, das ações de violência e criminalidade que ocorrem constantemente em todo País, começa a se discutir políticas públicas, trazendo para o centro dos debates, a questão de segurança pública, suas necessidades, a formação dos profissionais, homens e mulheres, responsáveis por garantir os direitos fundamentais do cidadão, como o direito a vida, ir e vir, patrimônio, dentre outros.
Enquanto as instituições são questionadas no que se refere a ética, recursos, material bélico e humano, suas ações, resultados e investimentos realizados, pouco se observa quanto ao processo de formação inicial e continuada do profissional de sergurança pública, em que condições são formados, como é o processo de formação, como é encarada a complexidade social na qual o policial se depara, no exercício da atividade cotidiana.
A partir dos estudos bibliográficos e da matriz curricular dos cursos de formação inicial e continuada dos profissionais de segurança, uma nova visão vem à tona sobre o processo de formação desse profissional. É lançado como alternativa na grade curricular dos dissentes em formação inicial e continuada, a matéria policiamento comunitário, que vem pra quebrar paradigmas, ou seja, trocar ações repressivas, por ações profissionais, no intúito de se antecipar à situação delituosa, evitando assim, ações de uso repressivo da força por parte dos policiais.
Em fim, conclui-se que em face da conjuntura social vivenciada, é necessário ou essencial que o profissional de segurança pública seja formado nas instituições policiais, para lidar com a diversidade de gêneros, culturas, etnias, raça, sexo, dentre outras, favorecendo o conhecimento, respeito e a necessidade de conviver e trabalhar considerando as diversidades.
- APRECIAÇÃO PESSOAL:
A Polícia Militar de Minas Gerais, tem buscado, através de seus centros de formação inicial ou continuada, o aperfeiçoamento de seus processos educacionais. Nas grades curriculares atuais, tem sido inserido disciplinas como direitos humanos, policia comunitaria, gestão de pessoas, sociologia, dentre outras, que aproximam polícia e cidadãos, retira o modelo tradicional empirico de fazer policiamento, investindo também no aperfeiçoamento de seus intrutores, professores e gestores, buscando gradativamente se ajustar exatamente a essas novas exigencias de uma policia cidadã, voltada para a proteção social, com respeito à lei e aos direitos humanos, .
...