Fichamento_Fundamentos do Gerenciamento de Projeto
Por: alessandrorj00 • 30/8/2016 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Fichamento de Estudo de Caso
Alessandro Arruda Câmara
Trabalho da Disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,
Tutor: Prof. ANTONIO LUIS DRAQUE PENSO
Rio de Janeiro
2016
Estudo de Caso
CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?
O trabalho dos autores baseia-se no Projeto Oxigênio do Google. O projeto era simples: identificar os atributos dos melhores gerentes para realizar um programa de desenvolvimento de melhores gestores dentro da companhia.
O Google destacar o poder do indivíduo e minimiza a hierarquia, seu processo de recrutamento tem como meta alcançar uma combinação perfeita junto a cultura da companhia, sendo assim, realizar um rigoroso processo de contratação.
O texto relatar o grande crescimento da companhia entre o período de 2000 até 2012.
Parcerias foram firmadas, e a Google implementou o programa de publicidade aonde vendia palavras-chaves, ou seja, ao digitar a palavra chave na ferramenta de buscar a Google exibia os textos dos anunciantes. Assim conseguiram aumentar o faturamento da empresa significativamente.
O texto abaixo transcrito do artigo:
“O Google continuou a atrair publicidade paga em seus serviços de busca, gerando $440 milhões em receita e $100 milhões em lucros em 2002. Em 2004 o Google abriu capital (código: GOOG), recebendo $2 bilhões.
As receitas cresciam a cada ano, e em 2011 o Google tinha uma receita de $37,9 bilhões e $9,7 bilhões de receita líquida”.
O Projeto Oxigênio iniciou em 2009 com a seguinte equipe Patel, Donovan e Kurkoski.
No início foram analisadas as pesquisas de ex-funcionários referente ao ano de 2008, buscando uma correlação entre a saída de colaboradores com alguma anomalia de gerenciamento.
As pesquisas identificaram os gerentes classificados com “nota alta” e os de “nota baixa”, os colaboradores que trabalhavam com os gerentes de “nota alta”, eram mais satisfeitos com o seu gestor imediato, porém, os colaboradores que trabalhavam com os gerentes de “nota baixa”, eram insatisfeitos com o seu gestor, tal fato impactava diretamente o bom desempenho das atividades.
Começaram as pesquisas revisando os dados coletados de ex-funcionários para saber se os mesmos saíram da empresa por problemas de gerenciamento. Por fim, encontraram evidências de que os gerentes de “nota alta” e os de “nota baixa”, de fato impactavam significativamente no bom andamento do serviço, satisfação e no desempenho.
Com isso, os autores concluíram que de fato os gestores têm relevância no desempenho dos colaboradores e começaram a executar entrevistas buscando descobrirem as melhores praticar destes gestores classificados com
...