FICHAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: Jefferson Silva • 28/8/2016 • Resenha • 665 Palavras (3 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Jefferson Silva da Cruz
Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,
Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso
Natal
2015
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes?
Garvin, David A.; WAGONFELD, Alison Berkley; KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes? Harvard Business School. 2007.
O estudo de caso trouxe a discussão de uma pesquisa sobre a importância dos gerentes no Google e se afetam o desempenho dos funcionários. Como resultado foi criado o Projeto Oxigênio, um programa abrangente projetado para ajudar os funcionários do Google a se tornarem gerentes melhores. Sergey Brin e Larry Page criaram o Google com uma cultura informal, os engenheiros dominavam e as decisões são tomadas por consenso entre os funcionários. Houve questões internas sobre a importância geral e a contribuição dos gerentes, os engenheiros normalmente preferem passar seu tempo programando ou resolvendo problemas e muitos acreditam que fazer os relatórios atrapalha o trabalho. Tendem a pensar que os gerentes são, no máximo, um mal necessário, e no pior dos casos, que são destrutivos. Os executivos acreditavam que o filtro de contratações do Google era um componente crítico para o sucesso da empresa, ajudando a criar uma legião de pessoas bem sucedidas.
Diante da necessidade de provar a importância dos gerentes e melhorar a sua qualidade, o Google criou um projeto de pesquisa formado pelo grupo de Operações de Pessoal, com o nome de Projeto Oxigênio. Através da utilização de dados que o projeto coletou de ex-funcionários, o grupo verificou que os gerentes são responsáveis por gerar insatisfação entre os funcionários. Em uma dessas pesquisas, constatou que há relação entre gerentes melhores com a satisfação da equipe, desempenho e a retenção de funcionários. E verificou que melhores gerentes possuem equipes com melhor desempenho, são inovadores e equilibrados no trabalho. Com base nesta pesquisa, a equipe conclui que os gerentes realmente importam, mas que a descoberta só será praticável se houvesse resposta à próxima pergunta: “o que os nossos melhores gerentes fazem?”.
A equipe de pesquisa realizou entrevistas com gerentes em todas as três funções principais da empresa. Reuniram e estudaram os dados coletados, e após uma revisão eles identificaram os oito comportamentos comuns que estão entre os gerentes melhores avaliados. Ao terminar pesquisa, a equipe desenvolveu um plano de ação para desenvolver e apoiar gerentes de modo mais amplo. Como parte central do plano a equipe modificou a pesquisa de feedback anual, que já estava sendo usada na empresa, para uma pesquisa atualizada focando especificamente os oito atributos de grandes gerentes. Quando os gerentes receberam os relatórios de feedback, também receberam sugestões de como melhorar nos atributos em que não se saíram bem. As recomendações contêm links para descobertas Oxigênio e informações sobre cursos adicionais que eles ainda não fizeram. O Google inicia o prêmio Grande Gerente como gratificação aos melhores gerentes que são indicados pelos funcionários e são usados como exemplos para a empresa, compartilhando as melhores práticas por meio de uma variedade de canais. A equipe de operações de pessoal também analisou o impacto do Projeto Oxigênio ao examinar que gerentes menos eficientes melhoraram bastante com o tempo ajudando-os a desenvolver novas habilidades ou transição em funções não gerenciais.
...