Fluxo de Caixa
Por: Carina Silva • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
FLUXO DE CAIXA
Considerado um dos principais instrumentos para análise e avaliação financeira de uma empresa, o fluxo de caixa também viabiliza o planejamento de investimentos ou reposições futuras, possibilitando assim, saber como será o saldo disponível em caixa para o período projetado. Diante de sua importância pode e deve ser utilizado por empresas de qualquer seguimento e porte.
Uma ferramenta simples e bastante flexível, com vários modelos disponíveis no mercado, onde a periodicidade deve ser de acordo com a necessidade do negócio. Em contrapartida, é capaz de integrar receitas, despesas, caixa, contas correntes, contas de aplicações e outros. Para ser considerado um bom fluxo de caixa, precisa ser composto por: plano de contas, contas a pagar, contas a receber, registro de lançamentos, gráficos, relatórios e DRE.
A utilização deste instrumento faz toda a diferença na hora de tomar decisões com o dinheiro da empresa, pois, vendas, compras, investimentos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e os utilizadores de recurso. Porém, é de suma importância que todas as informações nele contidas estejam corretas.
Quando trabalhada de forma cuidadosa, a manutenção do controle do fluxo de caixa apresenta as seguintes vantagens:
• Possibilita verificar: falta ou sobra financeira no período avaliado; a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços; se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de recursos com terceiros; a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços objetivando o ingresso de recursos na empresa.
• Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período, se as vendas serão suficientes para cobrir os gastos futuros já identificá-dos, a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
• Planejar e controlar as entradas e saídas (caixa) num período de tempo estabelecido.
• Auxiliar na tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro.
• Antecipar as decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.
Conforme visto acima, erros no saldo da empresa, também podem ser analisados através do fluxo de caixa, quando negativo, como: atraso nos recebimentos, alta taxa de inadimplência, queda repentina nas vendas, rapidamente são tomadas medidas para a correção dos mesmos. Entretanto, o saldo positivo também pode ser um fator alarmante; sobras de caixa podem representar divergências entre recebimentos e pagamentos; capital excedente deve ser aplicado e não mantido parado; sobras dos recursos podem sinalizar baixos estoques.
O papel do gestor financeiro não é apenas pagar e receber. Sua atuação é de grande importância para a empresa, pois a organização financeira através de ferramentas apropriadas auxilia na tomada de decisões e aumentam a geração de caixa, proporcionando o lucro. O fluxo de caixa é a base de tudo, fator primordial para uma boa gestão; ampliar o conhecimento nesse contexto foi de grande valia dentro do curso.
...