TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Energéticas Não renováveis

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

Fontes Energéticas não Renováveis – 5

                                                        Aline Daniela Gil Reales

O objetivo deste trabalho é discutir o tema Fontes Energéticas Não Renováveis, especificamente combustíveis fósseis e nuclear.

Consideram – se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e o urânio (combustível nuclear).

Esses combustíveis são encontrados na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização, uma vez esgotadas as reservas não podem ser regeneradas. Em algum momento vão acabar e podem ser necessários milhões de anos  para se formarem na natureza.

Os combustíveis fósseis são resultado de um processo muito lento de decomposição de restos de plantas e de animais, são denominados fontes de energias convencionais por gerar energia através da queima desses combustíveis e são consideradas também como energias sujas, devido aos danos que causam ao meio ambiente e sociedade.

Combustíveis Fósseis

Carvão Mineral

O Carvão Mineral é a transformação química do soterramento de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores que depende do tempo e condições que esses vegetais ficam depositados (pouco oxigênio, pressão da terra, altas temperaturas, etc.), favorecem a formação de uma massa negra homogênea, denominada jazida de carvão mineral, constituído basicamente por carbono.

O carvão é utilizado na produção de corantes, medicamentos, entre outros e, além disso, é utilizado no aquecimento de fornos de siderúrgicas (produção do aço), indústrias químicas (produção de corantes) e na produção de energia elétrica nas termelétricas.

Sua queima para a obtenção de energia gera diversos problemas de ordem ambiental, pois durante esse processo ocorre a liberação de dióxido de carbono, causando a poluição atmosférica, que é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis, intensificando o efeito estufa (Impede que a terra esfrie demais. Regula a temperatura para a vida no planeta, então a liberação do dióxido de carbono desregula a temperatura) e contribuindo para a ocorrência de chuvas ácidas. 

Petróleo

O Petróleo se dá pela decomposição de restos vegetais e animais (causada por pouca oxigenação e pela ação de bactérias) em águas doces ou salgadas e poderá ser encontrado somente em áreas onde houve acumulação de restos orgânicos e rochas sedimentares (Sedimentos acumulados resultantes da erosão da costa terrestre).

O petróleo se acumula em jazidas, que são rochas cujo os poros são ocupados por petróleo.  Antes da exploração do petróleo deve ser realizada uma análise na superfície para identificar onde está acumulado e é realizado um tipo de radiografia do subsolo. Uma vez encontrado é realizada a perfuração do local.

O petróleo sai do campo de produção (terra ou mar) e fica estocado no parque de armazenamento aonde tem instalados diversos tanques que se interligam por meio de tubulações. Dependendo do processo que o petróleo é submetido, surgem os derivados do petróleo que são a gasolina, querosene, parafina (explosivo, revestimento de pneus), asfalto, óleo diesel, entre outros.

[pic 1]

A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte,refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera.

Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.

Gás Natural

Trata-se de um gás inodoro e incolor, não-tóxico e mais leve que o ar. 

Formou-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas e pode ser encontrado em jazidas ou depósitos subterrâneos, que normalmente estão associados ao petróleo, pois essas duas substâncias passam pelo mesmo processo de transformação e se acumulam no mesmo tipo de terreno.

Após ser tratado e processado, apresenta grande teor energético, sendo bastante aproveitado nas indústrias para a geração de energia elétrica.

A utilização do combustível apresenta algumas vantagens ambientais como baixa presença de contaminantes, menor contribuição de emissão de gás carbônico, contribuição para a diminuição da poluição urbana quando usado em veículos automotivos, entre outros.

O gás natural pode ser usado em residências, veículos e indústrias como fonte de energia, substituindo outros combustíveis mais poluentes como óleos combustíveis, lenha e carvão.

Urânio

O Urânio é um mineral muito importante, é encontrado em rochas sedimentares na crosta terrestre.

Sua principal aplicação é na produção de energia, a Energia Nuclear (fonte de energia para usinas nucleares).

Tem um poder calorífico muito superior a qualquer outra fonte de energia fóssil.

A indústria extrai urânio, o separa e concentra e produz uma substância chamada yellow cake U3O8, iniciando dessa forma o ciclo do combustível.

O urânio gera o calor e as usinas o transformam em energia elétrica conforme fluxo a seguir:

O urânio é transformado em gás, passa por máquinas que o enriquecem, ou seja, aumentam sua capacidade de gerar energia, após é transformado em pó, que mais tarde vira pastilhas. As pastilhas são colocadas nas varetas que vão formar o elemento combustível.

[pic 2].

O urânio, se comparado com combustíveis fósseis, emite poucos gases causadores do efeito estufa.

 Mesmo com os fatores positivos da sua utilização como combustível energético, é muito perigoso, pois trata-se de um metal pesado e radioativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (341.6 Kb)   docx (191.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com