Força Feminina No Mercado
Pesquisas Acadêmicas: Força Feminina No Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santos007 • 11/3/2014 • 795 Palavras (4 Páginas) • 422 Visualizações
Draft 1
Passo 1 – Conceber a ideia a ser perquisada
A expansão da força de trabalho feminina no Brasil – Porque as mulheres estão ganhando o mercado?
Passo 2 – Expor o problema da pesquisa
Evidenciar quais características sociais impulsionam a expansão da mão-de-obra feminina no mercado no Brasil.
o Marcos históricos – O que fez com que as mulheres entrassem no mercado?
o Quanto às mulheres ocupam do mercado de trabalho brasileiro atualmente? E quando comparado à ocupação do mercado pelos homens?
o Quais as áreas de maior empregabilidade feminina?
o Qual a influencia do nível de escolaridade e realidade social no tema?
o Existe relação de custo beneficio (remunerações menores em relação às remunerações da classe masculina)?
o Quais traços de personalidade (diversidade) agregam vantagem competitiva às mulheres?
Passo 3 – Elaborar marco teórico - Bibliografia
Lavinas, Lena. Empregabilidade no Brasil: inflexões de gênero e diferenciais femininos. Vol. 826. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2001.
Ressalta que o maior grau de empregabilidade está relacionado às habilidades femininas como atributos pessoais credenciados pela dimensão de gênero somados a vantagens objetivas (nível médio de escolaridade mais alto e seu patamar de remuneração, ainda inferior) que permitem às mulheres a conquistar diferenciais sumamente importantes.
Natividade, Daise Rosas da. "Empreendedorismo feminino no Brasil: políticas públicas sob análise." Revista de Administração Pública 43.1 (2009): 231-256.
São apresentados dados estatísticos (IBGE) e o relatório “O poder das mulheres: avaliação das disparidades globais do gênero” (FEM) que expõem a participação feminina até mesmo na base da pirâmide, no que tange recursos financeiros
Wajnman, Simone, Bernardo Queiróz, and Vania Liberato. "O crescimento da atividade feminina nos anos noventa no Brasil." Encontro Nacional de Estudos Populacionais 11 (1998): 2-429.
Fornece elementos adicionais para identificação do padrão de crescimento da atividade feminina nas últimas décadas. Busca caracterizar os principais canais pelos quais as mulheres puderam ingressar no mercado e que lhe permitiram crescer e se estabilizar, concomitante à redução da participação masculina no mesmo período.
Probst, Elisiana Renata, and Paulo RAMOS. "A evolução da mulher no mercado de trabalho." Santa Catarina: Instituto Catarinense de Pós-Graduação (2003).
Trata a evolução da mulher no mercado de trabalho, levantando aspectos históricos, aspectos da participação feminina no mercado, instrução, discriminação e desigualdade, além da posição feminina no Brasil e dados estatísticos.
Passo 4 – Definir o gênero de pesquisa
Exploratória – “Este tipo de pesquisa preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (GIL, 2007). Ou seja, este tipo de pesquisa explica o porquê das coisas através dos resultados oferecidos. Segundo Gil (2007, p. 43), uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado ”.
Passo 5 – Estabelecer as hipóteses, detectar as variáveis, definir conceitualmente as variáveis, definir operacionalmente as variáveis.
Segunda Guerra Mundial – Introdução da mão-de-obra feminina nos setores operacionais brasileiros.
Em função da Segunda Guerra Mundial, o Brasil enviou forças armadas para somar forças. O pais sofreu escassez de mão-de-obra, o que impulsionou o ingresso da força de trabalho feminina no mercado brasileiro .
Áreas de empregabilidade
A empregabilidade da classe feminina ocorre em maior parte no mercado de serviços.
Escolaridade
Estudos mostram que as mulheres apresentam nível
...