Fundamentos Da Administração 2
Tese: Fundamentos Da Administração 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelmorais01 • 11/10/2013 • Tese • 1.450 Palavras (6 Páginas) • 230 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Em um país em que cada dia aumentam o número de pessoas que querem abrir seu próprio negocio é extremamente importante abordar, conhecer e ter todas as informações possíveis quanto as alternativas e métodos que podem levar diversas pessoas a terem sua própria empresa.
A elaboração deste trabalho aborda as dificuldades , métodos e estratégicas para a abertura de uma empresa, visando ajudar a compreender os ricos e benefícios que uma empresa pode sofrer.
Os temas abordados a seguir neste trabalho tem com o objetivo auxiliar o empreendedor a suprir suas dificuldades em relação a abertura e manutenção de uma empresa de modo em que fique bem claro os objetivos a serem alcançados.
2 DESENVOLVIMENTO
[1] A partir do estudo de caso “Os segredos da Cacau Show...” (nesta situação descrever em detalhes quais são os passos para a abertura de uma empresa, ou seja, o que um empreendedor precisa fazer para abrir seu próprio negócio).
Para a abertura de uma empresa é importante ter perseverança determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. Ter preparo e conhecimento são condições fundamentais para a abertura de uma empresa. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir, temos também que saber planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com a empresa.
Porem para a abertura de uma empresa atualmente no Brasil não é necessário apenas força de vontade, precisa conhecer as regulamentações legais para o seu negocio, você deve estar atento as legislações federal, estadual e municipal para não ter problemas e surpresas.
Para a abertura de uma empresa no Brasil é necessário:
1 – Consulta prévia à Prefeitura do Município.
2 – Os riscos desta forma jurídica de constituição.
3 – Consulta do nome comercial.
4 – Consulta do nome ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, quando for o caso.
5 – Pesquisa do nome do titular junto a SRF – Secretaria da Receita Federal.
6 – Certidão Negativa do titular perante a SEF – Secretaria de Estado da Fazenda.
7 – Elaboração da Declaração de Empresário.
8 – Visto do advogado na declaração de firma.
9 – Encaminhar declaração de empresário à Junta Comercial do Estado.
10 – Solicitar a inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
11 – Solicitar o alvará de licença para localização junto a Prefeitura do Município.
12 – Solicitar inscrição estadual quando for o caso (empresa obrigada: indústria, comércio, serviços de transporte etc.)
13 – Cadastrar a empresa no sindicato da classe ou entidade de classe (CREA, CRC, CRF, CRO, CRM etc.)
14 – Tabela de Taxas.
[2] O fundador da Cacau Show Alexandre Tadeu da Costa começou seu empreendimento...(nesta situação descrever qual o tipo de demonstração contábil ajudaria o empresário da Cacau Show a evitar o problema de falta de caixa e apresentar um modelo básico. Descrever como a DRE apresenta informação sobre custo de produto vendido ao gestor).
A demonstração contábil que o empresário deveria ter usado seria o fluxo de caixa. O conceito de fluxo de caixa estabelece que fluxo de caixa é a escrita contábil que registra os valores recebidos e os valores gastos por uma empresa durante um período estabelecido e tem como função informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.
Um modelo básico de fluxo de caixa apresenta:
Saldo inicial – É o valor que dispõe a empresa no início da elaboração do seu Fluxo. É composto também pelos saldos bancários disponíveis.
Entradas de Caixa – São as vendas á vista, também como duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito ( dinheiros ditos como certos, que podem ser feito trocas e estarem disponíveis na data correta).
Saldo de caixa – São os pagamentos aos fornecedores pró-labores ( no caso de sócios), etc...
Saldo operacional – Corresponde o valor obtido de entradas diminuindo as saídas.
Saldo final de Caixa - É representado pelo valor obtido na soma do Saldo Inicial com o Saldo operacional.
A DRE (Demonstração do Resultado Exercício) é a demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar a situação econômica da entidade, isto é, apuração do lucro ou prejuízo.
Exemplo de DRE:
1 Receita Operacional Bruta
1.1 Vendas de Produtos ou de Mercadorias
1.2 Prestação de Serviços
1.3 Outras Receitas Operacionais
2 Deduções da Receita Bruta
2.1 Devoluções de Produtos ou de Mercadorias
2.2 Abatimentos Concedidos Incondicionalmente
2.3 Impostos Incidentes sobre Vendas
3 Receita Operacional Líquida (1 - 2)
4 Custo Operacional da Receita
4.1 Custo dos Produtos ou das Mercadorias Vendidas
4.2 Custo dos Serviços Prestados
4.3 Outros Custos Operacionais (especificar)
5 Lucro ou Prejuízo Operacional Bruto (3 - 4)
6 Despesas Operacionais
6.1 Despesas com Vendas
6.2 Despesas Gerais e Administrativas
6.3 Despesas Financeiras Líquidas
6.3.1 Despesas
...