Fundamentos Da Educação
Dissertações: Fundamentos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edemar • 14/9/2013 • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 398 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este estudo é parte integrante de atividades do Curso de Bacharelado em Administração da Unopar – Universidade Norte do Paraná, tendo como tema “Teorias da Administração III” englobando as disciplinas Metodologia da Pesquisa Cientifica, Estatística, Psicologia Organizacional, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade e Custos.
A partir do texto “SOMMERHAUZER: a expansão chinesa e a viabilidade de novos negócios no Brasil” de Neusa Santos de Souza buscou-se realizar estudos e embasamentos teóricos voltados a questões administrativas, comportamentais, jurídicas, econômicas e contábeis.
O texto traz uma revisão da história da empresa, desde sua fundação, suas características econômicas e financeiras, organizacional e os desafios mercadológicos que a mesma enfrente.
O trabalho envolve um pensamento sistemático e interdisciplinar, onde foi utilizado o método do estudo de caso, que é uma abordagem metodológica de investigação utilizada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contexto reais da empresa.
2 PROBLEMA 1
Você entendeu que a empresa Sommerhauser se expandiu na China e passou a pensar sobre a viabilidade de novos negócios no Brasil. O texto deixou claro que a experiência e o tino empresarial auxiliaram a perceber o momento em iniciar esses novos investimentos. Claro que para isso, fazia-se necessário analisar a conjuntura externa e interna com o intuito de verificar a viabilidade de uma nova organização no contexto do mercado global.
A globalização econômica, sem dúvida, permite a formação de um mercado muito competitivo, no qual, muitas vezes, algumas empresas não conseguem se manter economicamente.
Pensando sobre estas questões, a empresa Sommerhauser passou a estudar possibilidades legais de se manter uma empresa em dívidas trabalhistas e tributárias no Brasil, sem buscar a falência. Neste sentido pergunta-se: a empresa poderia se pautar em qual solução administrativa ou judicial para permitir o pagamento das dívidas trabalhistas e tributárias sem iniciar um processo de falências Encontre a solução mais adequada e relate detalhadamente.
Acredita-se que a empresa possa optar pela recuperação judicial que surge a partir da Lei 11.101/2005 para substituir as concordatas. Avaliada de forma minuciosa a condição da empresa frente aos credores é traçada uma estratégia baseada no cumprimento das exigências legais. Neste caso, os administradores são mantidos na condução da atividade.
A recuperação judicial é uma forma da empresa em momentânea dificuldade financeira e econômica buscar a tutela do Estado, junto ao poder judiciário, para que possa equilibrar suas contas e continuar a atuar no mercado. Conforme trata o artigo 47 da Lei 11.101/2005 a recuperação objetiva viabilizar a superação da situação de crise econômica – financeira a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo a manutenção da empresa, sua função social e o estimulo à atividade econômica.
Este tipo de ação destina-se a empresas e empresários e às companhias aéreas, e devem estar em atividades a mais de dois anos. No caso da Sommerhauser Company, que iniciou suas atividades em 2010, tal procedimento já poderia ser aplicado.
Para tanto, é elaborado um plano de recuperação onde consta a forma de quitação com os credores compreendidos, com aumento de prazo, modificação das formas de pagamento, a venda parcial de bens e a equalização dos encargos financeiros.
No plano normal de recuperação não existe limite para a aplicação, isto dependerá unicamente da empresa e dos credores. Este prazo pode findar-se após dois anos continuando a ser cumprido após este prazo.
3 PROBLEMA 2
No estudo de caso da empresa Sommerhauser a autora Neusa Santos de Souza, afirma que “(...) para se realizar bem a gestão de negócios existem desafios impostos ao gestor que são bastante amplos. Além de cuidar do desenvolvimento da cultura da empresa e de seus valores, é preciso liderar o processo de criatividade e, simultaneamente, manter a disciplina através de processos adequados. Desenvolver e implantar as estratégias de forma integrada e com a participação das pessoas – que efetivamente materializam as ideias estratégicas.”
Dessa forma identifique no texto aspectos relacionados à experiência e características dos sócios que influenciam o ambiente organizacional e que estão relacionados ao estilo de liderança. Identifique os aspectos que evidenciam a cultura e os valores da empresa. Fundamente suas respostas com a bibliografia recomendada.
A empresa é considerada líder no mercado mundial de soluções para ambientes corporativos, suprindo a demanda sem comprometer a meio ambiente as próximas gerações. Seu diferencial está baseado na importação de revestimentos cerâmicos chineses de alta qualidade e longa durabilidade.
Seu foco está em empresas publicas ou privadas, residenciais e comerciais, onde seus principais clientes são arquitetos, pois indicam os produtos em seus projetos.
Está norteada pela visão de ser financeiramente reconhecida pelos resultados apresentando valores como confiabilidade, comprometimento, ética, integridade, inovação, melhoria contínua, profissionalismo, segurança e transparência.
Estes itens nos sevem como pressupostos para entender a cultura organizacional da empresa. Conforme Edgar Schein (apud ELGENNENI, 2012, p. 149) a cultura organizacional é definida como um:
(...) conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a estes.
A partir do texto apresentado para análise, pode-se perceber que Nilton Sommerhauser, tem o domínio do mercado e sua dinâmica. É um homem dinâmico e de pensamento rápido. Porém vem encontrando dificuldades acerca de entrar no ritmo do estilo organizacional da empresa.
Sempre trabalhando como empregado, Nilton agora como patrão, precisa se adaptar aos ritmos e estilos dos funcionários que na sua grande maioria são amigos e conhecidos. Possui uma vasta experiência no ramo de sua empresa, após anos de trabalho como empregado, conhecendo fornecedores e clientes o que assegurou um mercado seguro.
Segundo
...