Fundamentos Da Gestão Em Educação
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Gestão Em Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Realsil2 • 3/6/2014 • 3.435 Palavras (14 Páginas) • 336 Visualizações
PÓLO DE LUCÉLIA
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
PROFª.
MARISA FERNANDA SILVA DE CARVALHO - RA-297221
SIMONE SCRAMIM - RA - 297499
SUZELI APARECIDA DE SOUZA DOS SANTOS - RA - 297512
VIRGÍNIA BARBIERI DA SILVA - RA- 297110
WANDA APARECIDA VICENTE MODESTO - RA – 297103
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EDUCACIONAL
LUCÉLIA
JUNHO DE 2014
PÓLO DE LUCÉLIA
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
PROFª.
MARISA FERNANDA SILVA DE CARVALHO - RA-297221
SIMONE SCRAMIM - RA - 297499
SUZELI APARECIDA DE SOUZA DOS SANTOS - RA - 297512
VIRGÍNIA BARBIERI DA SILVA - RA- 297110
WANDA APARECIDA VICENTE MODESTO - RA – 297103
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EDUCACIONAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação na Disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação sob a orientação da Profª..... para o curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera, Pólo de Lucélia, São Paulo.
LUCÉLIA
JUNHO DE 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO................................................................................04
2.1. O Gestor Educacional.............................................................................04
2.2. Pontos do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública.........................................................................................................07
2.3. Projeto Político Pedagógico.................................................................09
2.4. Mapa conceitual do Projeto Político Pedagógico.................................10
2.5. Gestão democrática escolar..................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................13
REFERÊNCIAS................................................................................................14
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gestor educacional na instituição escolar, por ser ele o principal articulador na construção de um ambiente de diálogo e de participação propício para melhor desenvolvimento do trabalho dos profissionais e, consequentemente, para o sucesso do processo educativo-pedagógico.
A abordagem retrata a importância do perfil do gestor na formação de uma equipe participativa e de construir um ambiente que permite o bem estar coletivo. Também analisa como é importante que o gestor como líder seja audacioso, tenha visão, diálogo e seja bom ouvinte sempre disposto a buscar “novos caminhos”, novas respostas, visando o que há de melhor para a instituição, pois isso resulta na melhoria da educação.
Podemos entender como “novos caminhos” desafios a serem enfrentados pelo gestor educacional que deve viver no presente, sem lamentar o passado e planejar o futuro criando novas ações sem medo da ocorrência de falhas por sentir segurança junto a sua equipe.
Torna-se indispensável que o gestor escolar lidere a realização do Projeto Político Pedagógico o qual deve estabelecer as propostas elaboradas pela comunidade intra e extraescolar para nortear as práticas pedagógico-educativas.
Para embasar esse processo, fazer a avaliação é primordial para saber como anda o desempenho da instituição. A avaliação institucional realizada deve apresentar metas a serem atingidas nas quais se fundamentarão a construção das melhorias.
Enfim, este trabalho sobre a importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar analisa os novos desafios da gestão educacional, as características dos gestores e sua influência nos resultados educacionais.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Gestor Educacional
O gestor educacional é o principal responsável pela escola, por isso deve ter visão de conjunto, articular e integrar setores, vislumbrar resultados para a instituição educacional, que podem ser obtidos se embasados em um bom planejamento, alinhado com comportamento otimista e de autoconfiança, com propósito macro bem definido, além de uma comunicação realmente eficaz.
O fato de a equipe institucional cultivar sensações positivas, compartilhar aspirações profissionais, atitudes de respeito e confiança, gera valores realmente significativos para a instituição, pois professores e funcionários ao estarem num ambiente estimulante sentem-se mais dispostos e encorajados para trabalhar e ainda promover um trabalho coletivo cooperativo e prazeroso.
Deste modo, o gestor educacional poderá “construir” a escola em conjunto com a comunidade interna e externa, buscando atender suas aspirações, mas, principalmente, suas necessidades. Por isso, deve ter muita disciplina para integrar, reunir os esforços necessários para realizar as ações determinadas para a melhoria da qualidade de ensino, ter coragem de agir com a razão e a liderança para
...