Fundamentos Em Administração
Dissertações: Fundamentos Em Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: OLIV290769SANTOS • 9/10/2013 • 3.743 Palavras (15 Páginas) • 339 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................6
2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................7
2.1 Administração: os administradores e as áreas funcionais.........................7
2.1.1 Empresa Fictícia......................................................................................15
2.1.1.1 Aspectos Operacionais.........................................................................16
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................20
REFERÊNCIAS.............................................................................................21
INTRODUÇÃO
A Administração tem passado por um longo processo de mudanças e de adaptação a novos contextos, criando assim novas visões no mundo atual e ampliando a visão dos que nessa área desejam se firmar. É importante ressaltar que administração não é uma área que lida apenas com números, mas sim com um TODO.
A administração existe desde os primórdios, que começaram a organizar, planejar e gerir subsídios para sua existência. É diante dessa complexidade que a vida humana se desenvolve e cria novos caminhos para se atingir metas de um futuro próximo.
A administração é aplicada não só ao contexto empresarial, mas na vida pessoal, profissional e por que não dizer educacional? Uma vez que tudo carece de planejamento, ideias, objetivos e reflexões para se tornar significativo e real.
Neste estudo se procurou aprofundar mais o conhecimento a respeito desta área tão conhecida e ao mesmo tempo tão inovadora, e das pessoas encarregadas de fazê-la existir, bem como se pode ter uma noção significativa do que é administrar uma empresa e mantê-la funcionando.
1 DESENVOLVIMENTO
2.1 ADMINISTRAÇÃO - OS ADMINISTRADORES E AS AREAS FUNCIONAIS
A Administração é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, com o foco em determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. Nesse sentido, implica na existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado contexto, orientadas a fim de atingir objetivos e/ou metas em comum. (KOETZ & SANTANA, 2009).
A Administração é considerada constantemente como um sinônimo de Administração de Empresas. Entretanto, isto faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos estabelecidos, feitos em comum, bem determinados e com um fim ou um objetivo específico. O mais adequado é considerar a Administração de Empresas uma subárea da Administração, uma vez que, esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades mista ou privada, com ou sem fins lucrativos. O processo administrativo abrange quatro tipos de decisões principais: planejamento, organização, execução e controle.
Há muitos estudiosos e teóricos que consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez, que se utiliza de métodos e saberes de diversas ciências: como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia e etc.
A gerência empresarial requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, exigindo assim, pessoas qualificadas para atuarem nessa área de desenvolvimento social-econômico. Administrador é o profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos da empresa, buscando soluções para problemas administrativos da empresa. O administrador Cria métodos, planeja atividades, organiza o funcionamento dos vários setores da empresa, calcula despesas e garante a perfeita circulação de informações e orientações. A meta principal e/ou objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos algumas vezes desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, prejuízo à produção ou déficit no orçamento da organização. O administrador pode atuar em diversas áreas das empresas: Administração de Material/Logística, Marketing, Produção, Organização e Métodos, Recursos Humanos e Relações industriais, Administração Financeira e Orçamentária, além de outros campos.
Stoner (1999) classifica o Administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais).
1. Classificação do Administrador: pelo nível que ocupa.
Gerentes de Primeira Linha: Estão no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores, gerenciam apenas trabalhadores operacionais.
Gerentes Médios: Estão no nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.
Administradores de Topo: São comumente chamados de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos.
2. Pelo âmbito das atividades
Administrador Funcional: É os Administradores responsáveis por uma área funcional e pela equipe que compõe essa área funcional. Ex.: Diretor de Produção.
Administrador Geral: É o mais comum em pequenas organizações. O Administrador Geral é responsável pelas diversas áreas funcionais da empresa e pelas pessoas envolvidas nas funções.
Mintzberg apud STONER (1999) fez um levantamento sobre o papel do Administrador, diante do resultado dos estudos, ele acabou dividindo-os em Papéis Interpessoais, Papéis Informacionais e Papéis Decisórios. Esses papéis são desenvolvidos constantemente no dia-a-dia dos Administradores.
Como defende Gaither (2002) a administração da produção e operações (A P O) é a administração do sistema de produção de uma organização, que transforma os insumos nos produtos e serviços
...