TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Da Educação

Casos: Fundamentos Filosóficos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera- UNIDERP

Campestre - Pedagogia

Jéssica Maria da Costa e Silva 410110

Carla Fernanda Magalhães Botelho 418021

Fundamentos Filosóficos da Educação

Professora Ma. Marciane Mores Nunes

Campestre – 23 de Setembro á 25 de setembro de 2013.

Fundamentos Filosóficos da Educação

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria".

A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

A filosofia pode ser dividida em vários ramos. A filosofia do ser inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia enquanto a filosofia de trabalho está relacionada a questões como a ética. Nos dias de hoje a palavra "filosofia" é muitas vezes usada para descrever um conjunto de ideias, atitudes e ideais, como por exemplo: "filosofia de vida", "filosofia política", "filosofia da educação", etc.

Filosofar é a procura do saber e não a sua posse, é um trabalho de reflexão, de retomada, de considerar os dados disponíveis, prestar atenção e analisar com cuidado. Vivemos num mundo onde crises e problemas são comuns, e muitas vezes nos deixam pasmos com o que poderá ocorrer no dia de amanhã. Eis aí o papel, ou a importância da filosofia para a compreensão da sociedade, fazer com que despertemos para a reflexão, indo à luz dos problemas, com seriedade a fim de descobrirmos os motivos para os acontecimentos que nos cercam.

A filosofia é um fruto da necessidade humana, precisamos sim compreender a realidade e transformá-la. Não podemos fugir do ato de filosofar, afinal de contas, todos nós consciente ou inconscientemente precisamos de respostas a perguntas intrigantes. Conforme disse Aristóteles: ''mesmo que não se deva filosofar, deve-se filosofar. '' A filosofia ao mesmo tempo em que não serve para nada, serve para tudo. Ela é imprescindível nos dias de hoje.

Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática, as instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada. Porém a filosofia, como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois esta estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica.

Na educação nó nos debatemos com várias situações e realidades diferentes, de um lado vemos escolas particulares e do outro públicas, ambas possuem realidades opostas e quem mais as “sentem na pele” são os alunos, ao verem resultados de exames e vestibulares.

Como sabemos nos dias de hoje a educação é precária em nosso país, os alunos da rede publica tem muita dificuldade em entrar numa universidade pública, isto pode estar relacionado à diferença de ensino entre as escolas. A uma grande desigualdade entre escolas publicas e particulares, em nosso país como comprova os últimos exames nacionais do ensino médio (Enem). A maioria dos alunos com média alta na prova estudou ou estudam em escolas privadas, e apenas 10% dos alunos com média boa no Enem são de escolas públicas ou passaram por ela, uma situação totalmente desagradável há um país que quer chegar ao ranking dos mais desenvolvidos.

Entre as escolas, encontramos escolas técnicas, onde os conteúdos são mais trabalhados, ou seja, de uma maneira mais profunda, incentivando a pesquisa aos alunos, o que beneficia estes estudantes, sendo que em muitas escolas públicas esta questão não é trabalhada, os alunos que estudam em melhores instituições acabam se saindo melhor em exames e vestibulares e futuramente também no mercado de trabalho, já que são mais preparados. O último Enem também nos mostrou isso, já que, vários alunos aprovados faziam parte de um ensino técnico.

A diferença entre os ensinos de nossa sociedade não se restringem apenas as notas e resultados obtidos pelos alunos, essa situação é apenas um reflexo do ambiente e do modo como o ensino é levado dentro das instituições. O ensino público sofre com várias dificuldades, que são responsáveis por tais resultados, problemas de infraestrutura dentro da escola, professores mal pagos e sem incentivo do governo para continuarem se aperfeiçoando, merenda inadequada entre outros fatores. Já outras instituições possuem escolas com infraestrutura coerente as necessidades da instituição, diversos recursos de ensino, melhor remuneração direcionada aos seus docentes, merenda adequada etc.

Para quebrar essas diferenças, se faz necessário um maior investimento dentro das demais instituições públicas, proporcionando um ensino de melhor qualidade, para que se possa realizar uma grande mudança dentro da instituição pública, para isso se faz necessário professores mais preparados, já que as instituições particulares, também possuem essa questão de melhor capacitação de seus docentes como vantagem, esta incentiva, dá espaço e tempo para que seus profissionais dediquem-se mais aos seus estudos, aperfeiçoando suas habilidades profissionais, investindo em especializações, mestrados e doutorados.

Dentro dessas questões podemos avaliar a necessidade da filosofia, sendo que esta nos ajuda a compreender como nossa sociedade comporta tantas diferenças, em setores que vão além da educação, devido a isso se faz a importância de filosofarmos a respeito de tais problemas, buscando uma forma de diluirmos um pouco dessas diferenças, tentando educar nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com